Uma célula diplóide sofreu uma divisão celular, antes de se dividir ela possui 46 cromossomos após a divisão houve uma redução de cromossomos pela metade, ficando com 23 cromossomos. Que tipo de divisão celular ocorreu nessa célula?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As células nas quais os cromossomos se encontram aos pares no núcleo celular são ditas somáticas e tem a sua ploidia representada por ‘2n cromossomos’. Já aquelas com metade do conjunto diploide original da espécie, são ditas haploides, cuja ploidia é representada por ‘n cromossomos’.
Na espécie humana, por exemplo, células ditas somáticas como as da pele, de um músculo ou de um hepatócito possuem ploidia 2n = 46, XY nos indivíduos do sexo masculino (sexo heterogamético) e 2n = 46, XX naqueles do sexo feminino (sexo homogamético). Por outro lado, células germinativas são aquelas que originam os gametas e serão n = 23, X ou n = 23, Y, no caso masculino, e n = 23, X nas fêmeas.
Assim, podemos observar que os gametas são resultado da divisão reducional cromossômica de células somáticas, que após fecundação, culmina na formação do zigoto. Este cresce e origina o embrião, cujo desenvolvimento se dá por multiplicação celular. Desta forma, o crescimento e a reprodução dos seres vivos, por exemplo, dependem de dois tipos de divisão celular distintos, que culminam em fenômenos diferentes: a mitose e a meiose.
Antes das divisões acontecerem, uma fase de preparação se faz necessária, a interfase. Esta fase é o período do ciclo celular, onde a célula aumenta o seu volume e duplica os seus cromossomos. É erroneamente considerado como o "descanso" da célula e divide-se em três fases: (fase de crescimento e síntese de RNA e proteínas), S (fase em que o DNA é replicado) e (continuação da síntese de proteínas de polimerização microtubular). A fase é um período em que a célula mantém a sua taxa metabólica, mas não cresce em tamanho, a não ser que receba sinais extracelulares. É o repouso absoluto. A p53 é uma proteína responsável por controlar o ciclo celular. Quando presente bloqueia o processo na passagem de para S.
Após a interfase, a célula está pronta para dar início ao processo de divisão celular. Nas células jovens, que se divide com maior frequência, a interfase é mais curta, enquanto nas adultas, diferenciadas e com menor capacidade de divisão, ela é mais longa.