"Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá. Acredito que esse governo, meio escravista e meio livre, não poderá durar para sempre. Não espero que a União se dissolva; não espero que a casa caia. Mas espero que deixe de ser dividida. Ela se transformará só numa coisa ou só na outra. " Abraham Lincoln, em 1858. Esse texto expressa a: a) posição política autoritária do presidente Lincoln. B) perspectiva dos representantes do sul dos EUA. C) proposta de Lincoln para abolir a escravidão. D) proposição nortista para impedir a expansão para o Oeste. E) preocupação de Lincoln com uma possível guerra civil
Soluções para a tarefa
Abraham Lincoln se mostrava nesta frase preocupado com uma guerra civil, portanto a alternativa correta é a letra E.
O que foi a guerra de secessão?
A guerra de secessão ou guerra civil americana aconteceu entre as 13 colônias pertencentes aos EUA, as do norte e as do sul.
Com o decreto da abolição da escravidão após a eleição de Abraham Lincoln, que era considerado abolicionista pelos sulistas, os estados do sul quiseram se separar da união, queriam manter o regime de escravidão que beneficiava os estados do Sul , porque eram estados predominantemente agrícolas e utilizavam muito a mão de obra escrava em suas colheitas.
Os estados do norte não concordaram com essa separação e se iniciou a guerra civil.
Entenda mais sobre a guerra civil americana aqui:https://brainly.com.br/tarefa/119182
#SPJ4
Resposta:
Letra E
Explicação:
Gabarito
A afirmativa E descreve a divisão que existia entre os estados norte-americanos e avaliava que o governo dividido – que se equilibrava entre posições contrárias e favoráveis à escravidão – não duraria. E revela sua expectativa de que a união fosse possível sem “que a casa caísse” ou seja, sem que houvesse um conflito ou uma separação definitiva – que acabou se expressando na guerra civil.