Uma carta imaginada do covid-19 para seres humanos
Pare. Simplesmente pare.
Não é mais uma solicitação.
É uma ordem.
Nós iremos ajudá-lo.
Pararemos o carrossel supersônico de alta velocidade
Vamos parar
os aviões
os trens
as escolas
os shoppings
as reuniões
a frenética e furiosa onda de ilusões e "obrigações" que o impedem de ouvir nosso coração pulsante único e compartilhado, a maneira como respiramos juntos, em uníssono.
Nossa obrigação é um com o outro,
Como sempre foi, mesmo se, mesmo que você tenha esquecido.
Vamos interromper esta transmissão, a transmissão cacofônica interminável de divisões e distrações, para lhe trazer esta notícia de última hora:
Nós não estamos bem.
Nenhum de nós; todos nós estamos sofrendo.
No ano passado, as tempestades de fogo que queimaram os pulmões da terra
não te fizeram pausar.
Nem os tufões na África, China, Japão.
Nem o clima febril no Japão e na Índia.
Você não tem ouvido.
É difícil ouvir quando você está tão ocupado o tempo todo, tentando manter os confortos e conveniências que sustentam suas vidas.
Mas a fundação está cedendo,
Curvando sob o peso de suas necessidades e desejos.
Nós iremos ajudá-lo.
Vamos trazer as tempestades de fogo para o seu corpo
Traremos a febre ao seu corpo
Traremos as queimaduras, brasas e inundações para seus pulmões
Para que você possa ouvir:
Nós não estamos bem.
Apesar do que você possa pensar ou sentir,
não somos o inimigo.
Nós somos o Mensageiro. Nós somos o Aliado. Nós somos uma força de equilíbrio.
Estamos pedindo a você:
Para parar, ficar quieto, ouvir;
Para ir além de suas preocupações individuais e considerar as preocupações de todos;
Estar com sua ignorância, encontrar sua humildade, abandonar suas mentes pensantes e viajar profundamente na mente do coração;
Olhar para o céu, riscado com menos aviões, e vê-lo, perceber sua condição: claro, esfumaçado, esfumado, chuvoso? Quanto você precisa que ele seja saudável, para que você também possa ser saudável?
Olhar para uma árvore e vê-la, perceber sua condição: como sua saúde contribui para a saúde do céu, para o ar que você precisa para ser saudável?
Visitar um rio e vê-lo, perceber sua condição: claro, limpo, escuro, poluído? Quanto você precisa que ele seja saudável, para que você também possa ser saudável?
Como a saúde do rio contribui para a saúde da árvore, que contribui para a saúde do céu, para que você também seja saudável?
Muitos têm medo agora.
Não demonize seu medo e também não o deixe te governar. Em vez disso, deixe que ele fale com você - em sua quietude, ouça sua sabedoria.
O que pode estar lhe dizendo sobre o que está acontecendo, em questão, em risco, além das ameaças de transtornos e doenças pessoais?
Como a saúde de uma árvore, um rio, o céu fala sobre a qualidade de sua própria saúde, o que a qualidade de sua saúde pode lhe dizer sobre a saúde dos rios, das árvores, do céu e de todos nós que compartilhamos esse planeta com você?
Pare.
Observe se você está resistindo.
Observe ao que você está resistindo.
Pergunte o porquê.
Pare. Simplesmente pare.
Fique quieto.
Ouça.
Pergunte-nos o que talvez podemos ensinar sobre doenças e curas, sobre o que pode ser necessário para que tudo fique bem.
Nós o ajudaremos, se você ouvir
ETAPA 2-INTERPRETAÇÃO
O texto acima é de autoria da americana KRISTIN FLYNTZ e serve como reflexão para os tempos de confinamento social que estamos vivendo devido ao combate à pandemia causada pelo Corona Vírus. Responda as questões abaixo a partir de sua experiência desse momento, da interpretação e de links sugeridos
1- Por que o mundo parou e teve que parar no combate ao Corona Vírus? Retire do texto um trecho que demonstre como o mundo parou?
Soluções para a tarefa
Resposta:
o mundo parou pq o esse novo vírus ta destruído as pessoas...
Explicação:
acho q e isso
Como o próprio título desvenda, o texto é uma carta da natureza para nós. Claramente, segundo a carta, o covid-19 é uma mensagem e ação do meio-ambiente em prantos pedindo-nos socorro. Socorro pela degradação do ar (que nós causamos), socorro pela destruição do habitat dos animais silvetres (que nós causamos), socorro pela diminuição da camada de ozônio (que nós causamos), socorro pela poluição dos rios (que nós causamos). Foi uma atitude drástica que a natureza teve de tomar para o nosso bem. Para pararmos de olhar apenas para o nosso próprio umbigo e termos tempo para pensar no quanto as nossas atitudes estão matando a nossa única moradia, a nossa única casa, o nosso planeta Terra. Acabou sendo também uma atitude amigável, que nos leva a repensar no valor de um abraço, no valor de um simples "bom dia", no valor de uma breve conversa com um desconhecido.
Segundo o texto, a natureza nos entregou o corona vírus como última alternativa de nos fazer enxergar as barbaridades que estamos cometendo contra ela.
"Vamos interromper esta transmissão, a transmissão cacofônica interminável de divisões e distrações". Foi assim que o mundo parou.