Matemática, perguntado por grazielasilva19, 1 ano atrás

Uma carta é retirada de um baralho com 52 cartas e em seguida resposta no baralho. Uma segunda carta é retirada. Qual é a probabilidade de que: a) A primeira carta seja copas? b) A segunda carta seja paus dado que a primeira é uma carta de copas? c) A primeira seja copas e a segunda seja paus? Me ajudemm

Soluções para a tarefa

Respondido por milenaalves100p5pgjc
5
A primeira coisa: existem 13 cartas de cada naipe (1 Az de copa, ..., Rei de copa). Temos aqui um caso de propabilidade com reposição. Significa que o número de casos possíveis não vai ser alterado. Por exemplo, não vamos ter que calcular a probabilidade assim: (casoFavorável/casosPossíveis) para o primeiro lance, e (casoFavorável/(casosPossíveis-1) para o segundo lance; porque para esse tipo de probabilidade estou considerando que a carta NÃO vai ser reposta no baralho. Portanto, a probabilidade vai ser calculada assim:  (casoFavorável/casosPossíveis) para o primemiro lance e (casoFavorável/(casosPossíveis) para o segundo lance. Tendo esse conhecimento como princípio, vamos às questões.

a)
Como temos 13 cartas de copas sobre um total de 52, para a probabilidade desta alternativa, fica assim:
P(copas) = 13/52 = 0,25
P(copas) = 25%.

b)
Como temos 13 cartas de cada um dos dois naipes, o cálculo fica assim:
P(paus) e P(copas) = (13/52) * (13/52) = 0,0625
P(paus) e P(copas) = 6,25%.
Perceba aqui que da primeira para a segunda carta, o 52 não se alterou, já que a carta de paus foi recolocada logo depois de ser pega.

c)
Temos um raciocínio semelhante ao da alternativa anterior.
P(copas) e P(paus) = (13/52) * (13/52) = 0,0625
P(copas) e P(paus) = 6,25%

Perguntas interessantes