Uma característica marcante do Realismo presente nesse texto é a análise do comportamento humano. A crítica aos costumes da burguesia. A denúncia de injustiças sociais. A descrição detalhada do ambiente. A renúncia à idealização amorosa.
Soluções para a tarefa
Resposta: E) a renúncia à idealização amorosa.
Explicação: Isso porque um das características do realismo na literatura é a de oposição aos ideais românticos e podemos perceber tal renuncia aos ideias românticos da época, como quando vemos a personagem não apaixonada pelo homem, - não sendo dramática e não idealizando o homem - assim como nos trechos apresentados "Então porque lhe falei duas ou três vezes no rapaz, imagina logo que estou apaixonada por ele?", "Nem imagine que o Dr. Alberto (é o nome dele) vale muito; é bonito e elegante, mas tem ar pretensioso [...]. Você sabe como eu sou exigente nesses assuntos. [...]"
Realismo é um movimento artístico que surgiu na França, século XIX, focando na realidade das coisas (D).
O Movimento Realista sugere uma aproximação da realidade. As obras beiram à verdade e ao objetivismo da vida humana representadas pela tela.
O Realismo surgiu como oposição ao Romantismo, concepção artística que é adepta ao idealismo e à produção artística subjetiva.
Suas características são: criticidade com a realidade social, expressão da coletividade, valorização das ciências, evidenciam movimentos como Darwinismo, Socialismo Utópico e Científico, Positivismo, Evolucionismo.
Alguns artistas desse movimento são: Gustav Coubert, Jean-François Millet e Almeida Junior.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/22524971