Uma característica forte de Karl Marx é a crítica ao capitalismo. Marx enfatizou as contradições que a sociedade industrial apresentou em seu tempo e em seu trabalho é destacado a luta de classes entre a burguesia e o proletariado. De suas teses, nasceu a defesa do socialismo científico e a idealização da sociedade comunista. Sobre Marx e suas teses, assinale a alternativa correta.
I. Para Marx, as ciências naturais possuem um método que não é compatível com o das ciências sociais e humanas. O indivíduo que analisa a sociedade está inserido nela, ou seja, o olhar do pesquisador carrega inerentemente um posicionamento político e ideológico.
II. De acordo com as teses de Marx, a sociedade capitalista foi o resultado das transformações que ocorreram na Europa com o surgimento das práticas mercantis. A burguesia se constituiu como classe dominante após tomar o poder e destituir o sistema feudal.
III. Em sua obra “O Capital”, o pensador alemão faz críticas ao Capitalismo detalhadamente. Apesar de ser uma obra de ciência política, ela aborda temas como a educação, a cultura, Política, Sociologia, História entre outras inúmeras áreas do conhecimento.
IV. Marx considerava que o posicionamento ideológico que o pensador traz consigo deve ser direcionado para uma luta política fundada em um projeto científico de sociedade.
Alternativas
Alternativa 1:
II e IV, apenas.
Alternativa 2:
I, II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
É correta a alternativa 5.
I é verdadeira, a ideia de uma suposta "neutralidade" nas ciências humanas, seria, para Marx, um mito e uma maneira de esconder o apoio ao domínio.
II é verdadeira, sendo a história da sociedade capitalista ela mesma uma história de revoluções que se seguem.
III é verdadeira, sendo um dos mais profundos estudos sobre a natureza do capitalismo.
IV é verdadeira, de modo a fundar uma sociedade melhor que aquela que existe nos dias atuais.
Perguntas interessantes