Saúde, perguntado por dodadesign, 10 meses atrás

Uma característica dos pulmões é a sua tendência ao colapso, na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), esta tendência dos pulmões esta alterada em virtude da destruição das fibras elásticas do parênquima pulmonar, tornando a respiração difícil, interferindo diretamente sobre a mecânica ventilatória.

Neste contexto, avalie as afirmativas abaixo:

I. Para que a expiração ocorra é extremamente necessário os músculos respiratórios se contraiam.
II. Em condições de repouso, o músculo diafragma é o único músculo a se contrair para gerar a respiração.
III. A mecânica respiratória não tem relação sistema nervoso (controle nervoso), sendo controlada apenas por estímulos químicos (controle químico).
IV. Quando o diafragma se contrai, a pressão no tórax é aumentada fazendo com que o ar flua, a favor do gradiente de pressão.
V. ​O diafragma é um músculo comum ao tórax e ao abdome e atua como o principal músculo da inspiração.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.

Alternativa 2:
III e V, apenas.

Alternativa 3:
I e II, apenas.

Alternativa 4:
II e V, apenas.

Alternativa 5:
II e IV, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
26

A alternativa 1)  I e IV estão correta.

O diafragma é um músculo muito importante para a expiração e inspiração, mas não é mais importante do que os músculos intercostais e os músculos abdominais.

A expiração ocorreu com contração muscular, já a inspiração ocorre com relaxamento músculos.

Quando os músculos respiratórios contraem, eles aumentam a pressão do tórax, expulsando o ar dos pulmões, e quando relaxam, a pressão diminui, e o ar entra de forma passiva nos pulmões.

Espero ter ajudado!

Respondido por thuanegonzaga
33

Resposta:

Opções II e V corretas, alternativa 5 da questão esta correta.

Explicação:

Conforme pesquisa em livro de Anatomia Humana Dra Carmem Patricia Barbosa:

Alternativa I é incorreta, pois "Para que a expiração ocorra não é necessário que nenhum músculo respiratório se contraia, pois, a própria elasticidade do tecido pulmonar faz com que o ar saia dele assim que a pressão interna e a externa se igualarem." (pg 122)

Alternativa II correta, pois "O músculo diafragma é o principal músculo da respiração. Isso pode ser dito porque, em condições de repouso, ele é o único músculo a se contrair para gerar a respiração." (pg 122)

Alternativa III incorreta, pois "Toda a mecânica respiratória é cuidadosamente controlada pelo sistema nervoso (controle nervoso) e por estímulos químicos (controle químico). (pg 123)

Alternativa IV incorreta, pois "O músculo diafragma é o principal músculo da respiração. Isso pode ser dito porque, em condições de repouso, ele é o único músculo a se contrair para gerar a respiração. Quando se contrai, ele desce em direção ao abdome comprimindo as vísceras abdominais e aumentando a pressão nesta cavidade. Em contrapartida, a pressão no tórax é diminuída fazendo com que o ar flua, a favor do gradiente de pressão, de onde está em maior pressão (o meio externo) para onde a pressão é menor (a cavidade torácica). Isso caracteriza a inspiração." (pg 122)

Alternativa V correta, pois "O diafragma é um comum ao tórax e ao abdome e atua como o principal músculo da inspiração"(pg 66)


castrodenise428: A II e V estão corretas.
thuanegonzaga: Exatamente :)
Perguntas interessantes