Uma característica dos pulmões é a sua tendência ao colapso, na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), esta tendência dos pulmões esta alterada em virtude da destruição das fibras elásticas do parênquima pulmonar, tornando a respiração difícil, interferindo diretamente sobre a mecânica ventilatória.
Soluções para a tarefa
Na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ocorre a destruição das fibras elásticas do parênquima pulmonar enquanto a quantidade de fibras rígidas aumenta, além de aumentar o acumulo de líquidos, aumentando assim a facilidade para o colapso traqueal.
Outro problema que ocorre é a morte das células que produzem os surfactantes pulmonares, que são substâncias detergentes que impede que o liquido tissular crie pontes de hidrogênio e colabe os parênquima pulmonar.
Espero ter ajudado!
Resposta:
ALTERNATIVA 4 - II e V, apenas.
Explicação:
Neste contexto, avalie as afirmativas abaixo:
I. Para que a expiração ocorra é extremamente necessário os músculos respiratórios se contraiam. (ERRADA)
II. Em condições de repouso, o músculo diafragma é o único músculo a se contrair para gerar a respiração. (CERTA)
III. A mecânica respiratória não tem relação sistema nervoso (controle nervoso), sendo controlada apenas por estímulos químicos (controle químico). (ERRADA)
IV. Quando o diafragma se contrai, a pressão no tórax é aumentada fazendo com que o ar flua, a favor do gradiente de pressão. (ERRADA)
V. O diafragma é um músculo comum ao tórax e ao abdome e atua como o principal músculo da inspiração. (CERTA)