Uma característica do território brasileiro bastante relevante é a sua grande extensão longitudinal. Do extremo leste, a Ponta do Seixas, em Paraíba, até o extremo oeste, a Nascente do Rio Moa, no Acre, há uma distância de 4.319 quilômetros. Uma característica socioespacial do Brasil resultante do fator apresentado é:
a) existência de 03 fusos horários
b) presença de domínios naturais diversificados
c) existência de 04 fusos horários
d) grandes altitudes
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sobre a grande extensão longitudinal do Brasil, a resposta certa é a:
c) existência de vários fusos horários
Isso porque os fusos horários são divididos em faixas de 15º graus, em que o Brasil possui 4 faixas, com variação de 1 hora cada uma.
Assim, o Brasil possui 4 fusos horários diferentes, que se estendem da Paraíba até o Acre.
Apenas dois fusos são utilizados, para facilitar as transações comerciais, deslocamento das pessoas, comércio, turismo, dentre outros.
espero ter ajudado!
Explicação:
A grande extensão longitudinal do território brasileiro garante ao nosso país a seguinte característica socioespacial: existência de 04 fusos horários. Assim, faz-se correta a LETRA C.
⇒ A extensão latitudinal confere ao Brasil diversos tipos de paisagens, vegetações e climas; enquanto a extensão longitudinal confere os quatro fusos horários distintos.
A extensão latitudinal (de norte a sul) confere ao Brasil diversos tipos de paisagens naturais, que apresentam climas (equatorial, tropical semiárido, tropical típico, subtropical) e vegetações diferenciadas.
Já a extensão longitudinal (de leste a oeste) leva o Brasil a ter fusos horários distintos. Devido ao movimento de rotação, enquanto uma parte da superfície terrestre está iluminada pelo Sol, as demais partes encontram-se no escuro, ou seja, se de um lado da Terra é dia, do outro lado já é noite. Como grande parte do território brasileiro está no sentido leste-oeste, o país seja abrangido por fusos horários diferentes.
Veja também:
- https://brainly.com.br/tarefa/360208
Bons estudos!