Uma característica das grandes cidades brasileiras é o crescimento desordenado. Muitas vezes a própria especulação imobiliária faz com que as áreas da cidade sejam ocupadas de forma heterogênea, criando massas disformes em relação à demografia populacional. Outra constatação é que conforme a economia se expande, para áreas distintas, a facilidade de implantação de modais de transporte, e a imposição de morar conforme o poder aquisitivo permite, geram uma ocupação do tecido urbano de uma forma mais espraiada. Uma das consequências diretas dessa ocupação dispersa é o excessivo tempo de locomoção das pessoas de um ponto a outro.
Já que nem sempre conseguimos prever todos esses fatores e combater de forma eficaz essas discrepâncias, estudamos que existem medidas mitigadoras que poderiam servir de subsídio para irmos de encontro a essa problemática de nossos tempos.
Soluções para a tarefa
CONTINUAÇÃO DA PERGUNTA
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I. É preciso a adoção de medidas que nos possibilitem uma cidade sustentável, tal qual o conceito de cidade compacta. A cidade compacta promove uma densificação qualificada do solo, favorecendo o uso misto para mesclar altas densidades populacional e construtiva.
II. A mobilidade urbana assume um papel central na cidade sustentável, uma vez que o transporte é responsável por um elevado consumo de energia e emissão de poluentes. Deve-se criar uma rede que se conecte de forma eficiente, priorizando os transportes coletivos e não motorizados.
III. Para alcançar o desenvolvimento orientado ao transporte sustentável, salutar seria reorientar as lógicas de deslocamentos internos da cidade incentivando a compactação da área urbana, promovendo assim o encurtamento das distâncias a percorrer.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
RESPOSTA:
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Corrigido pelo AVA