Uma caminhonete ranger, de 900 kg, está parada em um semáforo, quando é atingido por trás por um caminhão de 1500 kg. Imediatamente após a colisão, os carros se movem juntos com velocidade de 15 m/s. O módulo da velocidade mínima da caminhonete no momento em que colidiu com o caminhão é
Soluções para a tarefa
Inicialmente tem-se um carro parado e outro em movimento, após um certo tempo há uma colisão entre os mesmos, a questão fala que os dois andam juntos após a mesma, ou seja, trata-se de uma colisão perfeitamente inelástica, logo não haverá conservação de energia cinética e sim apenas a conservação de momento linear.
- Vamos montar uma relação para encontrar a velocidade inicial do caminhão que é justamente a velocidade antes do choque.
Como há a conservação de momento, então:
O momento linear a gente sabe que é a massa multiplicada pela velocidade, ou seja, devemos analisar a velocidade inicial e a velocidade final desses dois automóveis, fazendo isso temos que:
O primeiro automóvel possui momento inicial, já que possui velocidade e o segundo automóvel não possui momento inicial, pois está parado. Após as colisões ambos se movem com a mesma velocidade, ou seja, o momento final dos dois é igual, então basta somar as massas e multiplicar por uma única velocidade, pois é igual. Nós queremos saber o valor de v1i, isto é, devemos isolar esse termo:
Pronto, para finalizar é só substituir os dados nos seus devidos locais:
Espero ter ajudado