uma calota de pneu de carro se solta durante um dia muito frio. por que isso ocorreu? de que forma a calota se soltou? que tipo de dilatação a calota sofreu? podemos chamar de contração ou dilatação?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bom levando em consideração "dia muito frio", é de se afirmar que a calota caiu possivelmente por efeitos de contração, os materiais tendem a diminuir seu volume devido ao frio, e aumentar ou "dilatar" quando está calor.
Devido a contração do material da calota, ele se tornou menor assim não encaixando perfeitamente na roda. Porém isso é uma situação meio fictícia, pois as empresas, fabricam tais materiais tendo o dimensionamento máximo e mínimo em questão, para que os efeitos da dilatação e contração não dêem problemas.
Numa situação mais realista, o carro utilizando excessivamente os freios, andando em altas velocidades, andando em estradas ruins, seria um dos motivos mais plausíveis para a soltura do objeto.
A calota soltou-se devido a contração superficial do material que a constitui. Chamamos de contração o fenômeno onde corpos diminuem sua área devido mudanças de temperatura.