Uma caixa, inicialmente em repouso, sobre uma superfície horizontal e plana, é puxada por um operário que aplica uma força variando
linearmente com o tempo. Sabendo-se que há atrito entre a caixa e a superfície, e que a rugosidade entre as áreas em contato é sempre a mesma, a força de atrito, no decorrer do tempo, está corretamente representada pelo gráfico:
Soluções para a tarefa
As equações relevantes para o estudo da força de atrito são , onde é o coeficiente de atrito estático, e , onde é o coeficiente de atrito dinâmico (ou cinético).
Isto significa que enquanto a força aplicada pelo operário for inferior a , a força de atrito irá sempre igualá-la, fazendo com que o corpo permaneça em repouso. Visto que a força aplicada é linear no tempo, a porção inicial do gráfico é uma reta que passa na origem. Isto permite eliminar as opções c) e e).
Por outro lado, ultrapassado aquele limite, a força de atrito é constante e igual a , pelo que a 2.ª parte do gráfico será uma reta horizontal.
Deste modo, a opção correta é a b).
Note ainda que se tem , o que está de acordo com a experiência: é necessário aplicar uma força menor a um objeto já em movimento do que a um objeto em repouso para vencer a força de atrito.