Uma caixa é colocada sobre a superfície de uma rampa e presa por um fio, sabe-se que a inclinação da rampa é de 30graus e que a caixa tem 9,6 kg. Além disso, o atrito é desprezível, e a caixa permanece em repouso. (a) identifique todas as forças (incluindo os componentes do peso) que agem sobre a caixa (b) determine o valor da força normal aplicada pelo plano à caixa (c) calcule o valor da força de tração do fio
Soluções para a tarefa
a) As forças atuantes sobre a caixa são: Peso, Tração e Normal. Em anexo a forças sobre a caixa
b) O valor da forca normal é 5,54N
c) O valor da tração é 4,8N
Plano inclinado
O plano inclinado é um plano do qual não tem o mesmo ângulo que o plano horizontal, ou seja, os planos não são paralelos entre si. Para esse tipo de plano, as forças aplicadas originalmente (como peso e a normal) tem suas componentes alteradas.
Então, supomos que o ângulo que o plano inclinado faz com o plano horizontal é de ∅, teremos as seguinte componentes para a força peso
Px = P.sen∅
Py= P.coss∅
N = Py
a) As forças que atuam sobre a caixa são:
- Peso
- Normal
- Tração
A representação das forças sobre a caixa estão apresentada na figura em anexo.
b) Nesse caso, o valor da força normal é igual a componente em Y do peso, porém com sentido oposto ao original, considerando que o sentido de Py é negativo. Portanto o seu módulo é:
N = Py = P.cos30°
N = 9,6.cos30
N = 9,6.√3/3
N = 3,2√3 N = 5,54N
N = 5,54N
c) A força de tração do fio tem o sentido oposto ao da componente do peso no eixo X, considerando o sentido de Px positivo, portanto:
T = Px = Psen30
T = 9,6.1/2
T = 4,8 N
T = -4,8 N
Para entender mais sobre plano inclinado, acesse o link:
https://brainly.com.br/tarefa/1015107
Espero ter ajudado!
Bons estudos!
#SPJ2