Uma caixa de fósforos esta sobre a mesa. Você empurra a caixa. Pelo princípio da ação e reação, a caixa empurra você. Por que só a caixa empurra você. Por que só a caixa se movimenta? Explique sua resposta.
Soluções para a tarefa
O que impede que você se mova é a força de atrito entre você e o chão. Se você estivesse sobre uma superfície completamente sem atrito, ao empurrar a caixa de fósforos, esta lhe empurraria de volta e você também começaria a se mover. Mas, como sua massa é muito maior que a da caixa, sua velocidade seria muito pequena.
Matematicamente, é o seguinte:
A força de atrito (Fat) depende do coeficiente de atrito (μ) e da força normal, ou seja:
Fat = μ * N
Fat = μ * m * g
Para que um corpo comece a se mover, a força aplicada nele tem que ser maior que a Fat. Como Fat é proporcional à massa do corpo, quanto maior ela for, maior a força necessária para fazê-lo se mover. Então, como a massa da caixa de fósforos é muito menor que a sua, uma força suficiente para movê-la nem fará "cócegas" em você.
Exemplo: suponhamos que a massa da caixa (mc) seja 10g (= 0,01 kg), a massa da pessoa (mp) seja 50kg e o coeficiente de atrito (μ) seja 0,2.
Qual a força necessária para mover a caixa?
F = Fat
F = μ * mc * g
F = 0,2 * 0,01 * 10
F = 0,02N
E para mover a pessoa?
F = Fat
F = μ * mp * g
F = 0,2 * 50 * 10
F = 100N
Ou seja, é necessária uma força 5000 vezes maior para mover a pessoa do que para mover a caixa. A caixa se movimenta e a pessoa não.
O¡¡ !!
✔ As forças sobre a caixa e sobre você são iguais e opostas, mas a que atua sobre a caixa é maior que o atrito entre a caixa e a mesa; a que atua sobre você é menor que o atrito entre seus pés e o chão.
T●●●●;)