Uma bola foi rolada de cima de um prédio por um grupo de estudantes de engenharia para verificar alguns parâmetros do movimento percorrido pela bola. Perceberam que a trajetória realizada pela bola foi de uma parábola e que a bola caiu a 9 metros da base do prédio, conforme mostra a imagem a seguir.
Após começarem a esboçar a equação da trajetória, chegaram ao resultado de reto y igual a menos 1 quarto reto x ao quadrado mais reto h, em que h é a altura do prédio. Sendo assim, qual é a altura desse prédio?
A
4,5 m
B
11,25 m
C
20,25 m
D
29,25 m
E
80,75 m
Soluções para a tarefa
⠀
⠀⠀⠀☞ A altura deste prédio é de 20,25 metros (opção C). ✅
⠀
⠀
⠀⠀⠀➡️⠀Em uma função polinomial de grau dois (também conhecida como função quadrática) da forma y(x) = ax² + bx + c temos que o seu coeficiente c é o valor de y para quando x = 0. Analisando a função encontrada pelos estudantes temos que h é o nosso coeficiente c de forma que a parábola é par (simétrica no eixo das ordenadas) e tem suas raízes (valores de x por onde a função intercepta o eixo das abscissas, ou seja, valores de x que resultam em y = 0) em 9 e por simetria em (-9).
⠀
⠀
⚡ " -Como encontramos as raízes de uma função quadrática?"
⠀
⠀
⠀⠀⠀➡️⠀O método mais comum para encontrarmos as raízes é através da fórmula de Bháskara. Como esta é uma função de grau dois incompleta então podemos também encontrar suas raízes através dos pontos conhecido (±9, 0). Vejamos:
⠀
⠀
⠀
⠀
⠀
⭐⠀O que nos leva à opção C) (experimente utilizar a fórmula de Bháskara já conhecendo as raízes 9 e (-9) e verifique que a altura encontrada ali será exatamente a mesma). ✌
⠀
⠀
✅
⠀
⠀
⠀
⠀
☁
⠀
⠀⠀☀️ L͎̙͖͉̥̳͖̭̟͊̀̏͒͑̓͊͗̋̈́ͅeia mais sobre raízes de funções quadráticas:
⠀
https://brainly.com.br/tarefa/38255653 ✈
⠀
⠀
⠀
⠀☕
⠀
☄
⠀
✍
☘☀❄☃☂☻)
⠀
⠀
⠀
⠀
✞
⠀
Ao escolher uma resposta como a melhor resposta (ícone coroa ♕ no App) você recupera 25% dos pontos ofertados de volta ($.$) e também ajuda outros usuários a economizarem tempo ⌛ indo direto para a resposta que você concluir que mais os ajudará ☺✌.