Uma análise de sensibilidade é uma avaliação que procura estimar o resultado gerado por mudanças nos parâmetros ou nas atividades de um procedimento, desse modo, medindo o grau de sensibilidade do processo perante uma alteração. Ou seja, na análise de sensibilidade, são testadas diversas variáveis diferentes para se entender o efeito que cada uma produz no final do processo.
Disponível em: . Acesso em: 09 fev. 2022.
Em um problema de programação linear, o seguinte relatório de sensibilidade foi gerado pela ferramenta Solver:
Microsoft Excel 16.0 Relatório de Sensibilidade
Células Variáveis
Final Reduzido Objetivo Permitido Permitido
Célula Nome Valor Custo Coeficiente Aumentar Reduzir
$B$9 Qtd Produto 1 4 0 4 1E+30 2
$B$10 Qtd Produto 2 0 -1 1 1 1E+30
Restrições
Final Sombra Restrição Permitido Permitido
Célula Nome Valor Preço Lateral R.H. Aumentar Reduzir
$G$13 Insumo 1 8 0 12 1E+30 4
$G$14 Insumo 2 8 2 8 4 8
Fonte: Elaborado pelo autor, 2022.
A partir do Relatório de Sensibilidade exposto acima e dos estudos da disciplina, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
De acordo com o relatório de sensibilidade, foi utilizado por completo toda a quantidade disponível de ambos os insumos na produção.
Alternativa 2:
De acordo com o relatório de sensibilidade, deverão ser produzidos 0 unidades do Produto 1 e 4 unidades do Produto 2, na solução ótima do problema.
Alternativa 3:
De acordo com o relatório de sensibilidade, não é possível alcançar uma solução ótima, haja vista que o valor final utilizado de ambos os insumos são iguais.
Alternativa 4:
De acordo com o relatório de sensibilidade, os ganhos referentes a ampliação da capacidade restritiva do insumo 2 ao objetivo do problema é mais elevado que referente ao insumo 1.
Alternativa 5:
De acordo com o relatório de sensibilidade, os ganhos referentes a ampliação da capacidade restritiva dos insumos ao objetivo do problema são iguais, pois os preços sombras apresentados no relatório para os dois tipos de matéria-prima são idênticos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 4:
De acordo com o relatório de sensibilidade, os ganhos referentes a ampliação da capacidade restritiva do insumo 2 ao objetivo do problema é mais elevado que referente ao insumo 1.
Explicação:
Alternativa 1: De acordo com o relatório de sensibilidade, foi utilizado por completo toda a quantidade disponível de ambos os insumos na produção.(Errada)
R: Do insumo 1 a restrição vai até 12, então não foi usado completamente.
Alternativa 2: De acordo com o relatório de sensibilidade, deverão ser produzidos 0 unidades do Produto 1 e 4 unidades do Produto 2, na solução ótima do problema. (Errado)
R: Na verdade é o inverso pela tabela.
Alternativa 3: De acordo com o relatório de sensibilidade, não é possível alcançar uma solução ótima, haja vista que o valor final utilizado de ambos os insumos são iguais.(Errada)
R: Não reflete exatamente nisso, podem ser iguais os valores.
Alternativa 4: De acordo com o relatório de sensibilidade, os ganhos referentes a ampliação da capacidade restritiva do insumo 2 ao objetivo do problema é mais elevado que referente ao insumo 1. (Correta)
R: Se aumentar a restrição do insumo 2, a um ganho de 2, pela "Sombra de Preço" (Mas poderia ser perda, depende do contexto, mas como não foi apresentado nenhum, pode ser exatamente o ganho, isso refletiu possivelmente ser a mais correta das alternativas)
Alternativa 5: De acordo com o relatório de sensibilidade, os ganhos referentes a ampliação da capacidade restritiva dos insumos ao objetivo do problema são iguais, pois os preços sombras apresentados no relatório para os dois tipos de matéria-prima são idênticos. (Errada)
R: Os Ganhos não são iguais, porque os "Preços de Sombra" de cada um é diferente (0 e 2).