Uma amostra de um certo gás, que ocupa 0, 14 m3 a uma pressão manométrica de 1, 03 × 105 Pa, se expande isotermicamente até atingir a pressão atmosférica de 1, 01 × 105 Pa e então e resfriada, a pressão constante, até que retorne ao seu volume inicial. Calcule o trabalho realizado pelo gás.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O trabalho realizado pelo gás equivale a zero, pois o volume não sofreu variação (volume final é igual ao volume inicial).
Nas transformações isobáricas, ou seja com a pressão mantida constante durante o processo, o trabalho realizado sobre ou por um gás ideal pode ser calculado por meio do produto da pressão do gás pela variação de volume que o mesmo sofre.
T = P.ΔV
Em uma transformação que não seja isobárica, podemos calcular o trabalho realizado pelo gás ou sobre o gás por meio da área do gráfico da pressão em função do volume do gás.
Em todo o caso, o trabalho está relacionado à variação do volume do gás. Se o volume inicial e o volume final do gás são iguais em uma transformação gasosa, o trabalho equivale a zero.
T = 0
Perguntas interessantes