uma alimentação muito rica em proteínas resulta em formação de maior quantidade de urina pesquise e de uma explicação para esse fato
Soluções para a tarefa
A produção de muita uréia a partir dos grupos de aminoácidos excedentes se justifica pelo consumo de proteínas.
Alimentos ricos em proteínas também são ricos em água, o que resulta em bastante produção de urina. O que vai determinar a quantidade de urina produzida é a quantidade de água ingerida.
Todavia, o que vai determinar a qualidade da urina, isto é, a sua composição, será o alimento ingerido.
Alimentos ricos em proteínas geram um resíduo muito tóxico para o organismo: um grupo amina cuja fórmula é NH2 e que deve ser eliminado diluído em água.
Nosso sistema excretor - cujo órgão principal é o par de rins - evoluiu no sentido de transformar o grupo amina em um composto químico chamado de URÉIA. Esse é o composto que será eliminado dissolvido na urina, junto com outros resíduos.
Portanto, quanto mais proteína na alimentação, maior a quantidade de uréia na urina. Quanto mais água ingerida, maior o volume de urina.
quando a alimentação é rica em proteína, resulta em muita produção de uréia, esse composto será eliminado dissolvido na urina junto com outros resíduos, portanto, quanto mais proteína (rica em água), maior o volume de urina.