Uma adolescente de 18 anos de idade procuroua Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro ondereside com queixa de dor na região correspondenteao terceiro molar inferior direito (dente 48). Relatoudificuldade para higienizar o local havia cerca de doisdias. O exame radiográfico periapical apresentouimagem sugestiva de impactação do dente, porém,clinicamente, observou-se o irrompimento departe da coroa, causando a retenção de alimentosentre a gengiva e a coroa exposta. A pacientenão apresentou secreção purulenta, febre e nemlinfonodos palpáveis na região submandibulardireita. Com base nos sinais e sintomas clínicos,o cirurgião-dentista diagnosticou pericoronariteaguda leve.Com base no caso apresentado, é correto afirmarque a conduta clínica adequada éA realizar curetagem da região pericoronáriae orientar antibioticoterapia e higiene localcom uso tópico de solução de gluconato declorexidina a 0,12% duas vezes ao dia, porsete dias.B realizar curetagem da região pericoronária,orientar higiene local com uso tópico de soluçãode gluconato de clorexidina a 0,12% duas vezesao dia, manter controle e, cessando a faseaguda, realizar a exodontia do dente 48.C realizar orientação de higiene local com usotópico de solução de gluconato de clorexidinaa 0,12% duas vezes ao dia, prescrever uso deanti-inflamatório e aguardar seis meses paraexodontia do dente 48.D realizar curetagem da região pericoronária,orientar higiene local com uso tópico de cloretode cetilpiridínio a 0,05% por 15 dias, prescreverantibiótico e, após sete dias, realizar a exodontiado dente 48.E realizar curetagem da região pericoronária,orientar anti-inflamatório e higiene localcom uso tópico de cloreto de cetilpiridínio a0,05% e, após 48 horas, realizar a exodontiado dente 48.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A alternativa B) realizar curetagem da região pericoronária, orientar higiene local com uso tópico de solução de gluconato de clorexidina a 0,12% duas vezes ao dia, manter controle e, cessando a fase aguda, realizar a exodontia do dente 48.
A pericoronarite aguda é uma infecção do perímetro coronário, ele é resultado através da curetagem da região pericoronária para remover possíveis cálculos e abrir espaço para higienização pelo dentista.
Após esse procedimento o cirurgião-dentista deve orientar a paciente sobre o uso de clorexidina a 0,12% como antisséptico duas vezes ao dia.
Após a diminuição do processo inflamatório e infeccioso o cirurgião-dentista deve remover o dente afetado.
Após a remoção do dente a antibioticoterapia deve ser ser feita por 10 dias, via oral.
Espero ter ajudado!