Uma aclamada artista popinglesa resolveu fazer uma turnê por algumas capitais no Brasil. Por recomendação de sua consultoria empresarial, uma empresa será aberta no Brasil exclusivamente para cuidar dos negócios dessa artista e cuidar de toda a montagem dos shows. Está previsto que essa empresa irá atuar por aproximadamente um ano e, posteriormente, após os shows, será encerrada. Nessa situação, o contador deverá considerar que:
a)
a empresa deverá ser encerrada tão logo termine o último show.
b)
a empresa terá continuidade após os shows e não existe previsão de encerramento desta.
c)
a empresa deverá ser encerrada depois de aproximadamente um ano após o último show, já com todos os impostos pagos e a declaração do imposto de renda e demais obrigações entregues.
d)
o momento em que a empresa é encerrada é indiferente, desde que toda a apuração de impostos esteja finalizada e os impostos estejam devidamente pagos.
e)
É recomendável que a empresa seja encerrada somente cinco anos após o último show, tempo em que qualquer obrigação expirará.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B - A empresa terá continuidade após os shows e não existe previsão de encerramento desta.
Explicação: Traz a atitude que o contador deverá observar. Mesmo que já se saiba de antemão que há intenção de encerramento da empresa, o contador sempre irá considerar que a empresa terá continuidade ad eternum. Fazendo isso, estará atendendo ao princípio da continuidade.
Resposta:
a empresa terá continuidade após os shows e não existe previsão de encerramento desta.
Explicação:
As entidades geralmente têm existências longas, a continuidade das entidades deve fundamentar a elaboração das demonstrações contábeis, como a empresa em questão atuará somente um ano, ela é uma exceção ao princípio da continuidade. A tempestividade significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins de prestação de contas e tomada de decisões. A elaboração e a divulgação dos relatórios contábeis devem ser elaboradas respeitando o regime de competência e as convenções de materialidade e conservadorismo, independente do prazo de duração da empresa.