Uma abordagem para classificar a indigência é a chamada linha de pobreza. Nesta abordagem, são definidos como pobres os indivíduos cuja renda familiar per capita é inferior ao valor que corresponderia ao necessário para atender a todas as necessidades básicas (alimentação, habitação, transporte, saúde, lazer, educação, etc.), enquanto se define como indigentes aqueles cuja renda familiar per capita é inferior ao valor necessário para atender tão-somente às necessidades básicas de alimentação (linha de indigência).
ROCHA, Sonia. Pobreza e indigência no Brasil – algumas evidências empíricas com base na PNAD 2004. Revista Nova Economia, v. 16, n. 2, p. 265-299, 2006.
No Brasil, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) estabeleceu parâmetros de segurança alimentar e nutricional, e, dentre eles, está o nível de indigência. Referente a este parâmetro, analise as afirmativas a seguir:
I. João da Silva e sua família, moram em Pernambuco, e têm renda domiciliar per capitainferior a um quarto do salário mínimo, logo, são considerados pobres.
II. Maria Silveira e sua família, moram em Alagoas, e têm renda domiciliar per capitainferior a meio salário mínimo, logo, são considerados pobres.
III. Pedro de Almeida e sua família, moram Amapá, e têm renda domiciliar per capitainferior a um quarto do salário mínimo, logo, são considerados indigentes.
IV. Joana Alves e sua família, moram no Maranhão, e têm renda domiciliar per capitainferior a meio salário mínimo, logo, são considerados indigentes.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
II e III, apenas.
b.
II e IV, apenas.
c.
I e IV, apenas.
d.
I e III, apenas.
e.
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
.A alternativa correta é a letra A: II e III, apenas.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em consonância com os dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os brasileiros que vivem na linha da pobreza ou da indigência são classificados de acordo com a renda per capita domiciliar, levando-se em consideração o salário mínimo vigente.
São consideradas pobres as famílias que possuem uma renda per capita domiciliar que é inferior a meio salário mínimo, o que as impossibilita muitas vezes de ter o acesso pleno à cultura e ao lazer e até mesmo à manutenção digna da alimentação, do vestuário e de outras necessidades básicas.
São consideradas indigentes as famílias que possuem uma renda per capita inferior a um quarto do salário mínimo, o que por si mesmo é uma situação degradante e as impede, muitas vezes, de garantirem a sua sobrevivência digna e a compra de alimentos
Espero ter ajudado!
Resposta:
II e III apenas
Explicação:
corrigido pelo AVA