Um zoólogo estava fazendo pesquisas utilizando rins de animaispertencentes a habitats distintos e com nichos ecológicos bemdiferentes. Um desses rins era pertencente a um rato canguru(gênero Dypodomis), mamífero que vive em condiçõesextremamente áridas. O outro pertencia a uma espécie de peixeósseo que vive em água doce. Existia ainda um terceiro que erapertencente a um castor, um mamífero terrestre. O zoólogocolocou cada rim extraído desses animais em um determinadofrasco, porém ele não colocou nenhuma identificação das espéciesnos frascos. Um de seus alunos, porém, analisou tecidos retiradosdesses rins em um microscópio e fez as seguintes anotações:Frasco I – Os néfrons possuem grandes alças de Henle (alçanéfrica)Frasco II – Os néfrons possuem alças de Henle, porém de tamanhointermediárioFrasco III – Os néfrons estão presentes em grande quantidade,mas não possuem alças de HenleCom essas informações, o aluno concluiu, corretamente, que:a) O rim do frasco I pertencia ao peixe de água doce, o rim dofrasco II pertencia ao castor e o rim do frasco III pertencia ao ratocanguru.b) O rim do frasco I pertencia ao castor, o rim do frasco II pertenciaao rato canguru e o rim do frasco III pertencia ao peixe de águadoce.c) O rim do frasco I pertencia ao rato canguru, o rim do frasco IIpertencia ao castor e o rim do frasco III pertencia ao peixe de águadoce.d) O rim do frasco I pertencia ao rato canguru, o rim do frasco IIpertencia ao peixe de água doce e o rim do frasco III pertencia aocastor.e) O rim do frasco I pertencia ao peixe de água doce, o rim dofrasco II pertencia ao rato canguru e o rim do frasco III pertenciaao castor.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A resposta correta é a letra C) O rim do frasco I pertencia ao rato canguru, o rim do frasco II pertencia ao castor e o rim do frasco III pertencia ao peixe de água doce.
O rato-canguru tende a extrair e absorver a água a partir da sua alimentação, mais especificamente, de sementes secas.
Com isso, o ranto-canguru não é passível de sofrer a desidratação, pois em sua dieta alimentar, possui diversos alimentos ricos em água, que tendem a permitir a sua sobrevivência dentro do seu habitat, o semiárido.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Informática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás