um vírus pode atacar uma bactéria de que forma
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bacteriófago, ou fago, é o nome que se dá ao vírus capaz de infectar bactérias, e também destruí-las. Fagos T, por exemplo, parasitam a Escherichia coli, causadora de enterites, infecções urinárias, dentre outras doenças.
Formado por cabeça contendo ácido nucleico, cauda, e fibras caudais – todas de origem proteica - o fago adere-se à parede celular destes procariontes, com auxílio de proteínas presentes em sua cauda. Ele perfura esta região e, em seguida, injeta seu DNA, deixando sua cápsula, agora vazia, do lado de fora.
O DNA viral multiplica-se na célula hospedeira – no caso, a bactéria – provocando a síntese de proteínas virais e, consequentemente, a formação de novos fagos. Estes, após determinado tempo e com auxílio de enzimas específicas, rompem a parede bacteriana, podendo infectar outros indivíduos. Tais etapas compreendem o chamado ciclo lítico.
Como um vírus pode atacar uma célula. Respondendo especificamente à sua pergunta: eles perfuram a parede e a membrana da célula, e pelo orifício, o DNA viral é injetado no citoplasma, e os genes são transcritos e traduzidos em proteínas virais.
ESPERO TER AJUADO!!!! :)
Resposta:
Bacteriófago é o nome que se dá ao vírus capaz de infectar bactérias e também destruí-las. Ele adere-se à parede celular das bactérias, perfura essa região e injeta seu DNA. Bacteriófago, ou fago, é o nome que se dá ao vírus capaz de infectar bactérias, e também destruí-las.