Um vídeo interessante mostra imagens de um farol costeiro feitas com uma câmera profissional. A imagem da esquerda foi obtida a curta distância e a da direita a 10 km do farol. [...] Desta forma, o realizador do vídeo, sem ter a intenção, produziu uma refutação contundente da concepção da Terra plana.
As imagens registradas produzem uma prova refutando a ideia da Terra plana, pois
A
o cinegrafista navegou por um arco de circunferência, e a base do farol ficou muito menor em relação à torre, desaparecendo no horizonte.
B
o cinegrafista navegou obrigatoriamente em linha reta e na perpendicular por todo trecho, ficando a base do farol muito pequena no horizonte.
C
ao distanciar-se do farol, a dispersão da luz foi favorecida pela curvatura da Terra, distorcendo a imagem e fazendo com que a base do farol sumisse.
D
o caminho percorrido pelo cinegrafista foi um arco de circunferência, e o sumiço da base do farol foi resultado de uma miragem produzida pela refração da luz.
E
ao distanciar-se do farol, o cinegrafista fez um deslocamento angular em relação ao centro da terra e, como consequência, a base do farol sumiu no horizonte.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
A alternativa E está correta!
1) O conceito de terra plana já e discutido a alguns tempo e têm um valor significativo para algumas pessoas devido a percepção da terra como um plano esferico ter uma percepção de dificil entendimento, uma vez que todas as coisas presente no nosso planeta se encontram parado e fixas no solo. Assim, de acordo com a imagem do farol podemos definir como certo a seguinte alternativa:
E) ao distanciar-se do farol, o cinegrafista fez um deslocamento angular em relação ao centro da terra e, como consequência, a base do farol sumiu no horizonte. VERDADEIRO, pois o ângulo de visão mudou em relação ao distanciamento da câmera em relação ao farol.
Perguntas interessantes