Um ventilador gira à razão de 900 rpm. Ao ser desligado, seu movimento passa a ser uniformemente retardado, até parar após 75 voltas. Qual o tempo transcorrido desde o momento do desligamento até a parada completa?
Soluções para a tarefa
Sabendo que o ventilador gira à razão de 900 rpm = 15 Hz , temos que calcular a velocidade angular inicial e final, com a formula
Sabendo que em um movimento circular uniforme, uma vez que uma revolução completa representa 2π radianos. E f é a frequência (número de rotações ou voltas por unidade de tempo).
Segundo o enunciado temos que a velocidade angular final é:
Agora sabendo que o numero de voltas é 75, podese calcula o deslocamento angular, pela formula:
Δθ =
Δθ =
Δθ =
Assim pode calcular a aceleração angular, pela formula:
γΔθ
γ =
γ =
Agora da formula da aceleração angular pode obter o tempo que é pedido, então.
Então o tempo transcorrido desde o momento de desliga-lo até sua parada completa é de 10 s
Resposta:
t=10s
Explicação:
Podemos calcular achando a frequência média até o fim do movimento. Como assim?
Sabemos que ele está com uma frequência inicial de 900RPM e que ele vai parar após 75 voltas, logo, a frequência final será de 0RPM. Então, tirando a média, nós encontraremos 450RPM, (900 + 0)/2 = 450RPM. Certo, encontramos a frequência média(passamos um MCUV para um MCU), agora vamos fazer uma regra de três simples. 1min=60s.
Se em 60s ele faz 450 giros, quanto tempo ele precisará pra fazer 75 giros?
75x60/450 = 4500/450.: T=10s.
Esse modelo de cálculo é fundamental para a transformação de movimentos variáveis para movimentos uniformes, visto que foi resolvido de maneira rápida e lógica.