Um veículo procura contornar uma pista curva, molhada e escorregadia, mas não consegue, saindo em linha reta, pela tangente à curva. Na foto abaixo, as linhas escuras são marcas deixadas por um automóvel quando o motorista freou bruscamente e não conseguiu fazer a curva.Um motorista que “se perdeu” ao fazer uma curva acentuada, descreveu assim o acidente: “Entrei muito rápido na curva. Para piorar, a pista estava escorregadia. De repente, senti que o carro começou a deslizar. Por impulso, resolvi frear de leve, para diminuir a velocidade. Aí sim, os pneus travaram e eu fui lançado para fora da curva, parando somente quando o carro bateu de leve no barranco. Por sorte, eu não bati em ninguém!”. O carro realmente foi arremessado para fora da curva? Justifique utilizando o princípio da inércia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
O carro não foi arremessado para fora da curva, ele apenas seguiu seu curso e movimento, tangente à curva.
Explicação:
Tal questão acontece pelo fato de que o carro tende a acompanhar o movimento atual existente, com isso, ocasiona a questão da inércia.
Dessa forma, há um força que atua em curvas que é responsável por jogar o carro para fora da curva chamada de falsa força ou centrífuga.
Tem-se a sensação de ser lançado para fora da curva pois o carro tende a continuar o movimento anterior ao que estava, e para continuar este estado, ele é levado para fora da curva devido à inércia.
Perguntas interessantes