Um vaso com uma planta de folhas verdes foi colocado sobre uma mesa, no centro de um quarto totalmente vedado, de modo a impedir a entrada da luz externa, e ali permaneceu por 24 horas. Durante as 12 primeiras horas (período I), a planta foi iluminada com luz verde, de comprimento de onda na faixa de 500 a 550 nm. Nas 12 horas seguintes (período II), a planta foi iluminada com luz laranja-avermelhada, de comprimento de onda na faixa de 650 a 700 nm. Considerando a incidência da luz sobre a planta e a taxa fotos- sintética, é correto afirmar que, aos olhos de um observador não daltônico que estivesse no quarto, as folhas da planta se apresentariam (A) de cor verde no período I e enegrecidas no período II, e a taxa de fotossíntese seria maior no período II e reduzida ou nula no período I. (B) enegrecidas no período I e de cor vermelha no período II, e a taxa de fotossíntese seria maior no período I e reduzida ou nula no período II. (C) enegrecidas no período I e enegrecidas no período II, e em ambos os períodos a planta não realizaria fotossíntese, mas apenas respiração. (D) de cor verde no período I e de cor vermelha no período II, e a taxa de fotossíntese seria maior no período I do que no período II. (E) de cor verde no período I e de cor verde no período II, e a taxa de fotossíntese seria a mesma em ambos os períodos.
Soluções para a tarefa
Vamos pensar que a luz verde é pouco absorvida pelas plantas, conseguimos observar isso pois as plantas possuem coloração verde, e como a luz é pouco absorvida elas acabam refletindo essa luz fazendo com que enxerguemos as plantas verdes.
Já a luz laranja-avermelhada é absorvida pela planta, tanto que não enxergamos a planta nessa cor, essa absorção aumenta a taxa fotossintética da planta e isso faz com que não consigamos enxergar a planta nessa cor.
Por isso a alternativa correta é a letra A!
Espero ter ajudado em algo!
Resposta:
A) de cor verde no período I e enegrecidas II, e a taxa de fotossíntese seria maior no período II e reduzia ou anula o período I
Explicação:
As clorofilas são pigmentos esverdeados e, portanto, refletem a cor verde e absorvem os demais comprimentos de onda da luz. Sendo assim, quando iluminados por luz verde (período I), elas seriam vistas verdes por alguém não daltônico; quando iluminadas com luz laranja-avermelhada (período II), seriam vistas enegrecidas, pois o laranja e o vermelho são tons que a clorofila absorve, e a ausência de cores refletidas resulta na percepção do preto. No período I, não haveria atividade fotossintética, uma vez que as clorofilas refletiriam toda a luz verde que incidiu sobre elas. Já no período II, a atividade fotossintética seria maior, pois a faixa do laranja-avermelhado seria absorvida pelas clorofilas, que transfeririam a energia aos centros de reação dos fotossistemas, dando início à fotossíntese.