Um utilitário de massa 2.000 kg e um carro de massa 1.000 kg movem-se com velocidade de 108 km/h em uma mesma trajetória retilínea. Avalie as afirmativas abaixo e indique qual delas é verdadeira. a)O valor da quantidade de movimento de cada um deles é diferente porque suas massas são diferentes. b) A quantidade de movimento é uma grandeza escalar e, portanto, não depende nem da direção nem do sentido da velocidade. c) Como o utilitário e o carro têm a mesma velocidade, a quantidade de movimento desses veículos também é a mesma.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A
Explicação:
A) Verdadeira, pois Quantidade de movimento = massa/volume.
B) Falso, pois se trata de uma grandeza vetorial.
C) Falso, pois depende não apenas da velocidade, mas também da massa.
Um utilitário de massa de 2000 kg e velocidade igual a 108 km/h tem uma quantidade de movimento maior que um carro de massa igual a 1000 kg e uma mesma velocidade, logo tem-se:
a) verdadeira.
b) falsa.
c) falsa.
Quantidade de movimento
A quantidade de movimento, apresentada pela unidade kg.m/s, é uma grandeza vetorial calculada em função da massa do corpo e sua velocidade da seguinte maneira:
Q = m . v
Sendo:
- m a massa do corpo em quilogramas (kg).
- v a velocidade em m/s.
Um utilitário de massa igual a 2000 kg e um carro de massa igual a 1000 kg movem-se com velocidade igual a 108 km/h no mesmo sentido de uma trajetória retilínea.
Isso quer dizer que, observando a fórmula acima, o valor da quantidade de movimento do utilitário é maior porque, apesar da mesma velocidade do carro, o utilitário possui uma massa maior.
Aprenda mais sobre quantidade de movimento aqui: https://brainly.com.br/tarefa/36984669
#SPJ2