Um trem necessita completar uma viagem de 400 km em um tempo máximo de 4h, movendo-se a 80 km/h. Após 30 minutos de viagem, o trem quebra e fica parado por 30 minutos. Determine a velocidade média que o trem precisará desenvolver no restante do trajeto para chegar a tempo em seu destino.
Soluções para a tarefa
Para fazer com que o atraso seja evitado, precisamos calcular uma nova velocidade, que irá compensar o tempo perdido por conta da falha mecânica.
➜ As etapas para isso serão as seguintes:
- Verificar qual a nova distância que o trem precisa andar;
- Verificar o tempo em que essa distância precisa ser percorrida;
- Encontrar uma nova velocidade que satisfaça estes valores.
1°) O trem andou por 30 minutos, com uma velocidade de 80 km/h. Precisamos achar a distância percorrida, para descontarmos dos 400 km.
É importante deixarmos tudo em uma unidade de medida padronizada, e fácil de ser entendida. Neste caso, irei utilizar o km/h. Recebemos o tempo de viagem em minutos (30 min), portanto, precisamos transformar para horas, para coincidir com a velocidade (km/h).
t = 30 minutos = 1/2 h = 0,5 h
S = v.t
S = 80.0,5
S = 40 km
S (restante) = 400 km - 40 km
S (restante) = 360 km
2º) Agora que já temos o espaço percorrido nesses primeiros 30 minutos, precisamos descobrir o tempo em que a nova distância precisa ser percorrida. Tínhamos 4 horas, porém essa nova velocidade só vai ser colocada em prática 1 hora após o início da trajetória. Por conta duma falha mecânica. Com isso, agora temos 3 horas.
3°) A nova velocidade precisa ter relação com o tempo que nos resta (3 h) e a distância a ser percorrida (400 km - 40 km = 360 km).
S = v.t
360 = v.3
v = 120 km/h