um trem de passageiros passa em frente a uma estação, com velocidade constante em relação ao solo. Nesse instante, um passageiro deixa cair sua câmera fotográfica, que segurava próxa a uma janela aberta. Desprezando a resistência do ar, a trajetória da câmera no referêncial fixo do trem é _______, enquanto, no referêncial fixo do solo, a trajetória é ________. O tempo de queda da câmera no primeiro referencial é _____ tempo de queda no outro referencial.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
a) parabólica - retilínea - menor que o.
b) parabólica - parabólica - menor que o.
c) retilínea - retilínea - igual ao.
d) retilínea - parabólica - igual ao.
e) parabólica - retilíneo - igual ao.
Soluções para a tarefa
A alternativa que completa corretamente as lacunas é: letra d).
Como a câmera estava sendo segurada por um passageiro do trem, ela possuía a mesma velocidade que este. Dessa forma, quando a câmera cai, por ter a mesma velocidade que o trem (ambos possuem a mesma velocidade horizontal), ela descreve uma trajetória retilínea em relação a ele.
No entanto, como o solo está parado em relação ao trem e à câmera, ao cair, ela descreve uma trajetória parabólica em relação ao chão, devido ao componente horizontal de sua velocidade, igual ao do trem e que não é apresentado pelo solo.
Por fim, o tempo de queda é exatamente o mesmo, visto que a trajetória descrita pela câmera muda apenas em função do referencial, de modo que o evento ocorrido foi exatamente o mesmo em ambas situações.
Para saber mais sobre referencial em física, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/4548786