Um trabalho foi conduzido em um povoamento de Pinus sp para comparar três métodos de amostragem: área fixa(parcelas de 20 m x 30 m), relascopia e método de seis árvores, pelo critério da eficiência relativa (tomando comoreferência o método de área fixa), admitindo-se um erro máximo de 10% da média do volume e 95% de probabilidadede confiança. Para o cálculo do volume, foi considerado um fator de forma igual a 0,5. O cálculo da eficiência relativa (e)foi feito pela expressãoConsiderando as informações apresentadas acima, assinale a opção correta.A O método de área fixa, apesar de ter apresentado o menor coeficiente de variação e o menor tempo total, não podeser considerado o mais apropriado para o inventário da população em questão, uma vez que o peso maior para atomada de decisão recai sobre o volume médio, que deve ser o maior, e sobre o erro- padrão relativo, que deve sero menor.B O método das seis árvores apresenta o tamanho das unidades de amostra variável em função da distância entre ocentro da unidade e o centro da sexta árvore mais próxima a este ponto de referência. Para o povoamento estudado,esse método apresentou o valor de eficiência relativa intermediário entre os dois métodos.C O método da relascopia apresenta tamanho de unidade de amostra variável, em que a seleção das árvores quecompõem a unidade amostral deve ser realizada pela comparação do diâmetro da árvore com um ângulo de visadaconstante. Para o povoamento estudado, foi o que apresentou maior eficiência relativa.D O volume, em metros cúbicos por hectare, pode ser determinado, para o método de área fixa, a partir do volume porárvore dado pelo produto entre a área basal, a altura comercial e o fator de forma, extrapolando-se este volumeindividual para volume da parcela.E Em povoamentos homogêneos, unidades pequenas produzem coeficientes de variação altos, sendo, portanto,preferidas unidades maiores. Por outro lado, em povoamentos heterogêneos, a precisão de amostragem tende a sermaior com o emprego de unidades pequenas, devido ao maior número de unidades amostrais independentes.
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A evolução da agricultura se deve em grande parte ao desenvolvimento de máquinas que tornam todo o processo de plantio e colheita mais eficiente. Além disso, aos pesticidas, adubos e modificações genéticas das plantas e sementes.
O planejamento da área florestal também é um processo de extrema importância, sendo necessário o cálculo correto das espécies, custo, entre outros.
A alternativa correta é a B – O método das seis árvores apresenta o tamanho das unidades de amostra variável em função da distância entre o centro da unidade e o centro da sexta árvore mais próxima a este ponto de referência. Para o povoamento estudado, esse método apresentou o valor de eficiência relativa intermediário entre os dois métodos.
Perguntas interessantes