Um tipo de anomalia é determinado por alelos autossômicos recessivos.Um casal normal, mas portador do alelo para essa, quer ter um filho. Qual a probabilidade desse casal ter uma criança afetada pela anomalia ou portadora do alelo?
Soluções para a tarefa
Boa tarde
Primeiro nós temos que ter em mente, algumas regras referentes à contas de probabilidades na genética
- E que regras são essas ?
- A regra do menino/menina
- A regra do E
- A regra do OU
- O que nos diz a regra do menino/menina ?
Sempre que a questão especificar a probabilidade, de determinado casal ter um menino ou menina, nós devemos multiplicar ou somar por 1/2. Isso porque no sentido sexual, existe 1/2 (50%) de possibilidade de você nascer um menino, e 1/2 (50%) de possibilidade de ser menina.
- E o que nos diz a regra do OU ?
Toda vez que a questão pedir a possibilidade de acontecer alguma coisa OU outra, nós devemos somar as possibilidades separadamente, por exemplo : ''qual a possibilidade de nascer um menino OU uma menina '' ? seria de 100%, pois pegaríamos a possibilidade de nascer menino (1/2) e somaríamos com a de ser menina (1/2), 1/2 + 1/2 = 2/2 = 1 = 100%
- E o que nos diz a regra do E ?
Semelhante à regra do OU, a regra do E nos diz que quando a questão pedir a possibilidade de ocorrer alguma coisa E outra, nós devemos multiplicar as probabilidades, por exemplo : ''qual a probabilidade de nascer um menino E uma menina ?'' seria de 1/4 ou 25%, pois pegaríamos a possibilidade de nascer um menino (1/2) e multiplicaríamos com a de ser menina (1/2), 1/2 x 1/2 = 1/4 ou 25%.
Sabendo dessas regras, podemos resolver a questão.
Quando nós estamos tratando de características em genes autossômicos, estamos falando de por exemplo doenças como albinismo, cor dos olhos, cor do cabelo, e outras características ou doenças. E existem alelos dominantes (A) e recessivos (a), e uma característica recessiva, só vai se expressar na ausência do alelo dominante, então uma pessoa sem essa anomalia, pode ser dada por 2 genótipos
- Que seriam ?
- O genótipo homozigoto dominante (representado por AA)
- O genótipo heterozigoto (representado por Aa)
- E uma pessoa com essa anomalia ?
Seria dado por apenas 1 genótipo, que seria o homozigoto recessivo (representado por aa)
Então vamos anotar o que a questão nos diz, ela nos diz que um casal normal, mas portadores do alelo para essa anomalia querem ter um filho, sendo essa anomalia dada por um par de alelos autossômicos recessivos (aa), quer saber a probabilidade de ter uma criança afetada pela anomalia OU ser portadora do alelo.
- Qual o primeiro passo para resolvermos a essa questão ?
Vamos anotar os genótipos dos envolvidos, se o casal é normal e portadores do alelo, é a mesma coisa de dizer que ambos são heterozigotos, pois a anomalia só vai se expressar em homozigose recessiva (aa). Então vamos fazer o cruzamento entre os 2 pais :
A a
A AA Aa
a Aa aa
Desse cruzamento, percebemos que 25% (1/4) serão homozigotos dominantes (não portadores do alelo, e nem da anomalia), 50% (2/4) vão ser portadores do alelo, porém, não irão apresentar a anomalia, e 25% (1/4) serão homozigotos recessivos, e afetados pela anomalia.
Mas vamos prestar atenção no que a questão nos pede, ela pede a probabilidade desse casal ter uma criança afetada (a questão não especificou a probabilidade de ser um menino ou menina, logo, não adicionaremos 1/2 nas nossas questão) OU ser portadora do alelo (genótipo Aa)
- Encontrando a probabilidade total :
2/4 (probabilidade de ser portador da anomalia) + 1/4 (probabilidade de possuir a anomalia) = 3/4 ou 75%
Portanto, a probabilidade dessa criança ser afetada pela anomalia OU ser portadora do alelo, é de 3/4 ou 75%.
Se quiser saber mais, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/33679147
https://brainly.com.br/tarefa/34107187
https://brainly.com.br/tarefa/32470020
Bons estudos e espero ter ajudado