Um texto tanto pode conter informações explícitas (aquelas identificáveis na superfície da textualidade, isto é, ditas propriamente em palavras) como implícitas (compreensões que ficam no nível do subentendido, nas “entrelinhas” do texto). Partindo das informações apresentadas, analise os textos a seguir.
Texto 1 (excerto de um artigo de opinião)
A corrupção é, sem dúvidas, um dos piores males vividos nos estados democráticos modernos, mas ela não é um acontecimento recente, nem tampouco uma criação brasileira. O desvio de conduta, a desonestidade, a ambição desregrada são intrínsecas à natureza humana. O homem, quando em sociedade, vive em constantes escolhas e decisões que o colocam muitas vezes entre a satisfação dos desejos próprios e a prática do correto, ou seja, a observância das regras morais frente à possibilidade de ser beneficiado ilegitimamente.
Disponível em: Acesso em: 19 mar. 2019.
Texto 2
Disponível em: Acesso em: 19 mar. 2019.
Acerca dos Textos 1 e 2, analise as afirmações a seguir.
I. A fala “Tá de calça nova, né?” presente no Texto 2 é o que deixa explícita a crítica pretendida pelo autor, a qual diz respeito à ideia de que muitos políticos são desonestos e se apropriam do dinheiro público.
II. O Texto 1 se vale de uma linguagem e informações explícitas para tratar do problema da corrupção na sociedade, o que está adequado ao gênero textual artigo de opinião.
III. Tanto o Texto 1 como o Texto 2 deixam explícito que o problema da corrupção não se limita aos políticos, posto que a sociedade como um todo é corrupta.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Alternativa 3:
II, apenas.
Respondido por
1
Marquei alternativa 3
II, apenas
Perguntas interessantes