Português, perguntado por jayanesantosviana, 5 meses atrás

um texto sobre o repolho e a rosa​

Soluções para a tarefa

Respondido por Isabela4552
1

Resposta:

Um condenado do mensalão, ao ser preso, fez uma declaração: “Sou um preso político”. Pensei: "Preso político?".

Um preso político é aquele que tem uma ideologia, ou que é um idealista no sentido melhor da palavra. Um idealista do bem quer mudar o status quo, quebrar o establishment e colocar algo melhor no lugar. E este político que foi condenado por corrupção é um idealista? Ser ou estar corrupto é ideologia?

Repolho: Ao brotar o repolho apresenta uma formologia de um pé de couve, na verdade o repolho é uma couve, porém no processo de crescimento suas folhas começam a fechar-se uma sobre a outra, assumindo a forma arredondada.

Muitas pessoas decidem iniciar cursos, carreiras, dietas, ou mudanças de caráter da mesma forma que o repolho, abertas e dispostas a aprender, porém no decorrer do processo de aprendizado e mudança elas começam a fechar-se sobre si mesmo. Desanimam, se enchem de auto piedade, justificam e racionalizam suas fraquezas e por fim fecham-se completamente a tudo que é novo ou vem de fora. Vemos muitos membros da Igreja que perdem o vigor e disposição que tinham quando eram recém-conversos. Isso faz com que solidifiquem suas posições baseando-se em meia dúzia de princípios verdadeiros mas que seria muita pretensão nossa, achar que bastariam para continuar a sua caminhada.

Rosa: Já existem outros que como a rosa iniciam estas mesmas coisas um tanto fechados, até por serem um pouco tímidos ou devido a preocupação com o desconhecido, como as rosas em botão. Porém decidem aplicar-se, dedicar-se, agir em direção ao desafio. Estes, como a rosa, gradativamente, em seu desenvolvimento vão abrindo-se para o mundo, para as coisas ao seu redor, para a luz do sol, para a brisa da manhã, e com isso espalham seu perfume para todos, compartilham a sua beleza com o mundo que o rodeia, e por fim, alcança seu potencial pleno. Para esta rosa não existe “não posso” ou “não sei”, ela esta aberta para desenvolver-se e marcar a sua presença nesta Terra.

O que podemos tornar-nos hoje, o que será aprendido hoje, o que será mudado em seu caráter hoje depende unicamente de suas decisões.

O REPOLHO representa o profissional apático, desiludido, parado no tempo, enquanto que a ROSA representa o profissional entusiasmado, antenado, cheio de energia positiva e aberto ao novo.

Vi essa metáfora em um vídeo de palestra e achei interessante. O Repolho nasce com as pétalas abertas e vai se fechando com o tempo.

O profissional REPOLHO é aquele que acha que já sabe tudo, está com a mente e o coração fechados para coisas novas, novos aprendizados, novos conhecimentos e via de regra, novos relacionamentos. Esse é o profissional que por vezes alardeia seus muitos anos de experiência, mas na verdade, mal sabe ele que o que tem é muitas vezes o MESMO ANO de experiência.

Ao contrário do repolho, a ROSA nasce fechada, tímida, e vai se abrindo com o tempo, até se tornar algo maravilhoso. Assim é o profissional ROSA, que chega tímido, até meio retraído, desconfiado, mas que com o tempo vai abrindo a mente, vai buscando novos conhecimentos, novas habilidades, novos relacionamentos e com isso vai criando uma camada de aprendizado, experiência, e com o tempo vai se abrindo e compartilhando aquilo que adquiriu com os colegas, familiares, com as pessoas à sua volta, contribuindo para mudar seu mundo e o mundo a sua volta.

Explicação:

tava assim no Google e tem mais vê lá:)

Perguntas interessantes