ENEM, perguntado por baldobia, 10 meses atrás

Um texto dissertativo argumentativo sobre xenofobia pfvvvvv

Soluções para a tarefa

Respondido por trabsunipreguis
4

"Eu vi o sangue que corria da montanha quando Hitler chamou toda Alemanha" (Raul Seixas). O trecho da música citada faz menção ao contexto da Segunda Guerra Mundial, em que o sangue de milhares de judeus foi derramado em nome da supremacia Ariana. Assim, segundo a história, o regime nazista se configura como o maior genocídio de todos os tempos. Todavia, apesar de horrível, essa barbárie jamais deve ser esquecida e precisa ser usada para demonstrar o que a aversão ao estrangeiro pode ocasionar. Dessa forma, é preciso estudar medidas para combater a xenofobia no Brasil e lutar contra ela, lembrando sempre, o que isso gerou no passado da humanidade.  

           Nesse sentido, a fim de encontrar uma solução para o problema, convém antes entender o modo de pensar que tenta legitimar a xenofobia. Certamente, a ideia positivista de que a sociedade obedece uma ordem natural, pode ser usada com tal finalidade, porque seria possível admitir que qualquer comportamento de aversão ao estrangeiro é válido, pois o indivíduo que se refugiou no Brasil, não aceitou essa ordem determinada. Diante dessa lógica, qualquer atrocidade seria justificada pela ordem determinista dos fenômenos sociais.  

        Contudo, graças ao jusnaturalismo de John Locke, torna-se impossível defender a xenofobia como natural, pois Locke exalta a vida e a liberdade como direitos que existem em virtude da condição humana. Logo, nenhum brasileiro, independente do contexto, pode interferir no ir e vir dos estrangeiros, já que isso atenta contra a liberdade do ser. Portanto, fica inaceitável qualquer prática de aversão à nacionalidade de outrem. Desse modo, as agressões físicas e morais devem ser tratadas como o que são: condutas criminosas.  

         Diante do embate exposto, deve ser considerada a liberdade dos estrangeiros como algo inalienável, sempre! Já que se posicionar contra, significa restringir direitos civis. Cabe então, ao Parlamento brasileiro, reafirmar tais valores. Para tanto, deve ser votada uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC). O projeto deve assegurar ao imigrante uma boa comunicação com os Órgãos Públicos, criando ouvidorias, tribunais e delegacias específicas para atender eventuais queixas contra atitudes xenófobas. Desse modo, haverá mais agilidade para julgar e criminalizar quando necessário.


baldobia: MTO OBGGG
Perguntas interessantes