um texto de Mário Cortella onde ele reflete sobre as palavras latinas alter e alius. De que maneira a distinção feita por Cortella contribui para uma reflexão sobre ética?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
''As palavras ética e moral, embora usadas muitas vezes como sinônimos, possuem significados distintos. Apesar de não haver consenso sobre a exata diferença entre os dois conceitos, para fins de aprendizagem, podemos estabelecer a seguinte conceituação: A ética trata dos princípios e valores que orientam a conduta de uma pessoa. A moral é a prática dessa conduta ética. A ética trata dos princípios e a moral da prática baseada nesses princípios. Por exemplo, você pode ter um princípio ético de “preservar a vida humana”. E no dia a dia, você aplica esse princípio na prática moral ao ajudar uma pessoa em necessidade.'' “Os latinos tinham uma expressão para “eu” que era ego. E usavam duas para falar de não eu: uma é alteração, que significa “o outro”, mas usavam também alius, para indicar “o estranho”. Palavras em português que vêm de alius: “alienado”, “alheio”, “alien”, “alienígena”. Nos filmes de faroeste mais antigos, o nome que se dava para quem não era daquele lugar era “forasteiro”, “estrangeiro”. Aliás, em inglês se usa isso até hoje: stranger ou foreigner. Aquele que não é daqui aquele que não é como nós, aquele que é, talvez, menos. Visão de alteridade é a capacidade de ver o outro como outro, e não como estranho. Há pessoas que só conseguem olhar o outro como estranho, e não como outro. (Cortella, 2002, kindle pos. 1172) O objetivo do estudo da ética é ver o outro como um outro igual a nós, não como um estranho. Em suma, uma questão que tentamos responder quando estudamos ética é: Quais são os princípios que determinam as minhas ações e as ações do outro? Em outras palavras: Como você toma decisões? Por que tomamos decisões diferentes? Basicamente, três fatores são determinantes para a formação ética de uma pessoa: Valores, Consciência e Responsabilidade.
A distinção feita por Cortella nos ajuda a entender que a Ética é direcionada (e aplicada) para toda a coletividade de pessoas. Nesse sentido, podemos entender que a Ética é universal.
O que é Ética?
A Ética representa um conjunto de regras normativas que guiam o comportamento do indivíduo para a vida em sociedade. Nessa dimensão da realidade, as regras éticas podem ser aplicadas em organizações públicas e/ou privadas.
Portanto, o filósofo Mário Sérgio Cortella é visto como um agente que contribui para a discussão sobre a importância da Ética na sociedade brasileira.
Aprenda mais sobre o tema Ética em:
https://brainly.com.br/tarefa/2504781
Mantenha-se fiel aos seus objetivos de vida!