Geografia, perguntado por ninanatalyoliveira98, 10 meses atrás

Um textinho
sobre a fome e disparidade social

Soluções para a tarefa

Respondido por nina1512
1

Explicação:Uma fala recente do atual presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, trouxe à tona uma discussão importante acerca da necessidade de rever políticas públicas para combater a fome no país. Isso, pois, é um problema social que persiste por consequência de diversos fatores como, por exemplo, a falta de emprego. Por isso, a proposta do Banco de Redações do mês de agosto é que você desenvolva um texto sobre o seguinte tema: "Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil".

Para realizar a proposta, você deverá construir um texto dissertativo-argumentativo respondendo ao questionamento da proposta, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea e, de preferência, aprofundar a pesquisa sobre o assunto em outros meios, levantar os principais argumentos, dados e exemplos e realizar uma análise crítica, deixando claro seu posicionamento diante do tema na conclusão do texto.

Respondido por raianabeniteoliveira
2

                                Fome e desparidade social                                            

Para compreender as razões que podem fazer o Brasil retornar ao Mapa da Fome, é preciso olhar a situação do país “do ponto de vista da política”, que alerta para esse risco. “O desemprego atinge um enorme contingente da população em condições de trabalhar e isto é fruto dos equívocos de políticas que não enfrentam os verdadeiros motivos de nossas dificuldades. Portanto, o risco é real”.

Informa-se que em 2013, quando foi realizada a última pesquisa da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar - Ebia, o índice de insegurança alimentar era grave e indicava uma vulnerabilidade à fome de 3,2% da população. Entretanto, esclarece, “no caso brasileiro, o problema está na desigualdade. Não é um problema de insuficiência de oferta dos alimentos, mas de uma camada importante da população que não tem acesso à terra ou o apoio para produzir, e outra, que está nas cidades, e que não tem renda para ter o acesso garantido aos alimentos. Havia uma rede de proteção social que está sendo pouco a pouco destruída”.

Perguntas interessantes