um tecido animal formado por celulas e substancias intracelulares
Soluções para a tarefa
TECIDO EPITELIAL
O tecido epitelial ou epitélio é formado por células justapostas, com pouca substância entre elas (substância intercelular), tendo função sensorial, proteção, absorção e secreção. O tecido epitelial é classificado em dois tipos principais: epitélio de revestimento e epitélio glandular.
As células do epitélio de revestimento apresentam polaridade, um polo é voltado para a superfície, denominado região apical e o outro polo é voltado para o tecido conjuntivo subjacente, denominado região basal. O tecido epitelial é avascular, logo se nutre via difusão de substâncias a partir do tecido conjuntivo.
Os tecidos epiteliais de revestimento podem ser classificados de acordo com a forma das células (escamosa ou pavimentosa, cúbica e cilíndrica ou colunar) e com o número de camadas (epitélio simples, como nos túbulos renais, estratificado, várias camadas de células, como no caso da pele e pseudo-estratificado, única camada de célula, mas por serem células de diferentes comprimentos, dão a impressão de que são várias camadas, como as células do trato respiratório.
O tecido epitelial de revestimento apresenta algumas especializações. Na região basal, podem surgir as microvilosidades, que são projeções microscópicas da membrana plasmática, o que aumenta a sua área superficial, como ocorre com o epitélio que reveste a cavidade intestinal; e os cílios, que são prolongamentos celulares móveis que batem em ritmo ondular e sincrônico que tende a propelir partículas superficiais, como ocorre com o epitélio da traqueia.
As células do tecido epitelial glandular produzem substâncias chamadas secreções, que podem ser armazenadas e secretadas para outras partes do corpo ou eliminadas do organismo, como as proteínas (no caso do pâncreas), lipídios (nas glândulas sebáceas e adrenais) ou complexos de carboidratos e proteínas (por exemplo, nas glândulas salivares). Já o leite, produto de secreção das glândulas mamárias, contém esses três tipos de substâncias.
De acordo com o número de células, o epitélio glandular pode ser unicelular, como as glândulas caliciformes presentes na traqueia ou multicelulares, como a glândula salivar. As glândulas multicelulares classificam-se quanto ao local onde a secreção é lançada: (1) endócrinas, diretamente nos vasos sanguíneos, por exemplos os hormônios; (2) exócrinas, fora do corpo ou no interior de cavidades, por exemplo, as glândulas sudoríparas; (3) mistas, glândulas que tanto podem ser endócrinas como exócrinas, como por exemplo, o pâncreas.
Espero ter ajudado :D . Bom estudo