Matemática, perguntado por lcg130395, 1 ano atrás

Um tanque de base retangular tem, em metros, as seguintes dimensões: 5 x 6, altura 3. dois terços do volume do tanque são ocupados por água. Na superfície superior da água forma-se uma pequena bolha de ar. A bolha está a igual distância das superfícies das paredes de 5 m de base, e em relação às paredes de 6 m de base, sua posição é tal, que a distância a uma das paredes é o dobro da distância à outra. Estabeleça um sistema de coordenadas, tendo como origem um dos cantos inferiores do tanque e como um dos planos de coordenadas a parede, de base 6 m, mais próxima da bolha, e dar, em relação a este sistema, as coordenadas do ponto onde se encontra a bolha.

Soluções para a tarefa

Respondido por adlizinha2014
3
---------------------------(3, 3,2 )------------------------



.................................*..................................(3 , 1,6)

-0-----------------------3----------------------------6-

as paredes de 5 m estão  a uma mesma distância, então dividindo 6 por 2 encontramos onde se encontra a bolha em relação as essas paredes.
para encontrar a distância entre as paredes de 6m precisamos ver nas retas de 5 m as distâncias  em que se encontra a bolha ,o exercício informa que a bolha fica a uma distância  x de uma parede e a uma distância  2 x da outra parede de 6 m,como sabemos elas estão a uma distância de 5 m uma da outra  podemos montar uma equação assim : 
x + 2 x = 5
3 x = 5
x = 5/3
x = 1,6
a bolha se encontra no ponto(3,1,6)  ou seja devemos marcar na reta do x o número 3 e na reta do y o ponto 1,6 e encontramos o local onde está a bolha.
e verificamos que 2 x = 1,6 . 2 = 3,2,que é o dobra da distância que a bolha se encontra da outra parede de 6 m
Espero que você tenha entendido,qualquer dúvida e só perguntar.
Perguntas interessantes