Um surto de infecção intestinal ocorreu na creche na qual Joãozinho estuda, várias crianças apresentaram um quadro de diarreia, náuseas, irritabilidade e vômitos. Desta forma todas as crianças foram recomendadas a fazer exames parasitológicos de fezes. Joãozinho, porém, não apresentou nenhum dos sintomas descritos, estando aparentemente saudável. Mas ao realizar o exame parasitológico foi diagnosticado com Giardia lamblia. Diga qual a forma parasitária que foi encontrada nas fezes de Joãozinho e explique o porquê a infecção dele foi assintomática fundamentando-se na relação parasito-hospedeiro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a forma parasitária que houve entre Joãozinho e o vírus Giardia lamblia ocorre da seguinte maneira:
A infecção ocorre pela ingestão de cistos em água ou alimentos contaminados. No intestino delgado, os trofozoítos sofrem divisão binária e chegam à luz do intestino, onde ficam livres ou aderidos à mucosa intestinal, por mecanismo de sucção. A formação do cisto ocorre quando o parasita transita o cólon, e neste estágio os cistos são encontrados nas fezes (forma infectante). No ambiente podem sobreviver meses na água fria, através de sua espessa camada.
a infecção é assintomática quando o sistema imunológico consegue barrar a maior parte da infecção que o vírus causa, assim então quando o vírus começou a hospedar Joãozinho seu sistema imunológico o barrou parcialmente, fazendo com que o vírus se reproduza e seja transmitido, porém sem que o hospedeiro tenha sintomas.
Espero ter ajudado (;-;)