Um sujeito de tipo sanguíneo B (IB), heterozigoto, envolveu-se com uma mulher e teve um filho. Mas ele desconfia que não seja o pai da criança, pois ela tem tipo sanguíneo O (ii). A mãe da criança tem tipo sanguíneo A (IA), e também é heterozigota. Responda: a) A criança pode ser filha do sujeito? b) Qual a probabilidade deste sujeito e da mulher terem um filho do tipo sanguíneo AB?
Soluções para a tarefa
Esse homem pode ser pai desse filho, e a probabilidade desse casal ter um filho do tipo sanguíneo AB é de 1/8 ou 12,5%. E para chegarmos nessa conclusão, é válido nos lembrarmos de algumas características do sistema sanguíneo ABO e de algumas regras que nós geralmente vamos aplicar em exercícios de genética.
- E do que temos que nos lembrar sobre o sistema ABO ?
Esse sistema sanguíneo, é formado por 4 sangues, são eles :
- E de que regras nós temos que nos lembrar ?
Temos que ter em mente 3 regras, são elas :
- E o que nos diz a regra do menino/menina ?
Essa regra nos diz que sempre que a questão especificar a probabilidade de nascer um indivíduo do sexo masculino (menino) ou do sexo feminino (menina), nós devemos, obrigatoriamente, adicionar 1/2 nas nossas contas, isso porque no sentido sexual, existe 1/2 (50%) de probabilidade de você nascer um menino, e 1/2 (50%) de probabilidade de você nascer uma menina.
- E o que nos diz a regra do E ?
Essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa E outra, nós devemos multiplicar as possibilidades existentes, por exemplo : ''qual a probabilidade de a partir determinado cruzamento, nascer uma menina E um menino ?'', é de 1/4 ou 25%, isso porque nós vamos pegar a probabilidade de ser menina e multiplicar pela de ser menino, logo : 1/2 . 1/2 = 1/4 ou 25%.
- E o que nos diz a regra do OU ?
Essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma OU outra, nós devemos somar as possibilidades que existem, por exemplo : ''qual a probabilidade de nascer uma menina OU um menino ?'', é de 100%, já que nós vamos pegar a probabilidade de ser menino e somar pela de ser menina, portanto : 1/2 + 1/2 = 2/2 = 1 = 100%.
Tendo conhecimento dessas regras, vamos resolver a questão.
Ela nos disse que um sujeito de tipo sanguíneo B heterozigoto, envolveu-se com uma mulher e teve um filho. Só que ele acha que não é pai desse descendente, dado que o filho possui sangue O. Nos diz que a mãe possui sangue A heterozigoto, e nos questiona, por fim, se essa criança pode ser filho do homem, e nos pergunta também qual a probabilidade desse casal ter um filho do tipo sanguíneo AB.
A questão já nos disse o genótipo do casal, então vamos anotar :
- Fazendo o cruzamento entre o casal :
Desse cruzamento, nós percebemos que existe sim a probabilidade desse homem ser pai do filho com sangue O, já que 1/4 (25%) dos genótipos codificam o sangue O (). E vamos utilizar o mesmo quadro de Punnett, para encontrarmos a probabilidade de esse casal ter um filho com sangue AB.
- Encontrando a probabilidade :
1/2 (probabilidade de ser menino) x 1/4 (probabilidade de ser do sangue AB) = 1/8 ou 12,5%.
Bons estudos e espero ter ajudado :)