Um sujeito brasileiro estava em um cemitério colocando flores no túmulo de uma parente quando vê outro homem, chinês, colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele dirige-se ao chinês e pergunta: -Desculpe-me, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz? E o chinês responde: -Sim, geralmente na mesma hora que o seu vem admirar e cheirar as flores!'' (Autor desconhecido). Assinale a alternativa correta:
A - A ideia de relativismo cultural permitirá compreender a relação dos dois homens com seu parente falecido.
B - A atitude do chinês é etnocêntrica porque desconsidera a cultura do brasileiro.
C - O comportamento dos dois homens revela uma atitude religiosa e, portanto, não pode ser discutida.
D - A atitude dos dois homens é evolucionista porque admite vida após a morte.
E - A atitude do brasileiro é relativista porque considerou apenas seu ponto de vista.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa A se apresenta como correta. O diálogo entre o brasileiro e o chinês é algo que comprova como o relativismo cultural se torna interessante em uma perspectiva ampla, sobre cada indivíduo e cada cultura tendo seus próprios valores, até mesmo no respeito a morte.
Como entendemos o Relativismo?
O relativismo cultural pode ser entendido como uma teoria da antropologia que nota as diferentes culturas como sem julgamentos, ou seja, uma visão que se opõe ao etnocentrismo que coloca uma "raça" como soberana a outra, sendo aplicado em diferentes formas de linguagem e comunicação, como no diálogo apresentado no texto.
Mais sobre o etnocentrismo:
https://brainly.com.br/tarefa/20558645
Anexos:
Perguntas interessantes