Português, perguntado por aliciatamer, 1 ano atrás

(UM-SP) Assinale a alternativa incorreta quanto à regência verbal.
a) Ele custará muito para me entender.
b) Hei de querer-lhe como se fosse minha filha.
c) Em todos os recantos do sítio, as crianças sentem-se felizes, porque aspiram o ar puro.
d) O presidente assiste em Brasília há quatro anos.
e) Chamei-lhe sábio, pois sempre soube decifrar os enigmas da vida.

O gabarito é letra A, mas gostaria de saber por que não poderia ser a B.

Soluções para a tarefa

Respondido por R0sii
49
Por que não pode ser a B veja bem! o verbo querer na língua portuguesa pode ser transitivo direto e indireto para ser transitivo direto ele precisa ter o sentido de (deseja algo )ai ele não precisará de preposição
Porem quando ele tiver o sentido de (estimar,adorar algo) como no frase da letra B ele precisara de uma preposição essa preposição pode ser LHE por que o LHE e indireto toda vez que você ver um LHE na frase ela e indireta como na frase da letra B o querer que é o verbo tem sentido de estimar ou adorar e está com o LHE indicando que é indireto ela esta correta conseguiu pega?

aliciatamer: muito obrigada! :)
Respondido por kess007
18
É simples! Nesse caso, o verbo querer é VTD (Quem quer, quer algo. Não rege preposiçao). Ou seja, o complemento ou objeto que ele rege deve ser direto. Na frase acima, o pronome "lhe" desempenha o papel de obj. direto, no entanto o "lhe" NUNCA ser OD. O pronome LHE só pode ser empregado como OI. Assim, a frase ficaria correta se fosse: Hei de querê-la como se fosse minha filha. Pronomes que desempenham função sintática de OD: o, a, os, as É isso. Espero ter ajudado. Abraço.
Perguntas interessantes