“Um sobrevoo por situações não escolares confirma o equívoco da relação suposta pelo meio escolar e mostra como a variação postural e o movimento prontamente dito podem, ao contrário, favorecer a atenção e a aprendizagem. Mostra que, se é verdade que a possibilidade de prestar atenção depende da postura corporal, não é verdade que a atenção só é possível em posição sentada. Isso vai depender do objetivo da ação, pois cada atividade pode ser feita de modo mais atento numa determinada posição. E não é certo que possamos identificar a postura ideal para cada atividade, pois a relação entre atenção e postura depende muito de parâmetros que mudam ao longo do tempo e conforme traços próprios aos indivíduos. Por exemplo, imagens do filme O nome da Rosa ilustram como os monges medievais liam de pé, com seus grandes livros apoiados sobre suportes de madeira. (...) Os escribas egípcios escreviam sentados em posição de lótus, com o papiro apoiado sobre suas pernas. Na Grécia Antiga, Aristóteles ensinava seus alunos andando, em suas célebres aulas peripatéticas, sugerindo que a reflexão e o raciocínio se beneficiariam da cadência da marcha. E para a contemplação atenta de um quadro, ou para a escuta de uma música, qual a posição mais adequada? Para a primeira situação, a posição de pé e em deslocamento, que permite diferentes ângulos de visão, parece ser mais favorável, do contrário, nos museus, os quadros não seriam pendurados nas paredes. Aliás, a imagem clássica do pintor que apoia seu quadro sobre um cavalete e pinta de pé sugere que também a feitura de um quadro é favorecida nesta posição. Para a escuta de uma música, certamente as respostas serão múltiplas, em função do tipo de música e da pessoa que responder”. Baseando-se no texto acima, é certo dizer que: Escolha uma: a. a melhor forma para refletir e raciocinar é, certamente, na cadência da marcha. b. os alunos deveriam ficar de pé nas aulas de artes. c. todas as anteriores. d. variar a postura favorece a aprendizagem. e. é preciso boa postura para prestar atenção, preferencialmente sentado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
195
variar a postura favorece a aprendizagem.-
CORRETO,VERIFICADA
Respondido por
107
A alternativa correta é a letra d. variar a postura favorece a aprendizagem.
Pois variando a postura pode-se garantir uma melhor ergonomia escolar.
A grande preocupação da ergonomia com o cenário escolar, se dá pelo fato de que as pessoas que atuam nesse setor estão constantemente exposto a situações que não promovem a ergonomia.
Essa questão pode acarretar a danos as pessoas expostas a essa situação como: problemas de coluna, problemas na pisada e etc.
Deve - se promover a ergonomia a fim de tornar tal trabalho um trabalho saudável.
Bons estudos!
Perguntas interessantes