Matemática, perguntado por xacarraretopdoa0n, 1 ano atrás

Um sistema inteligente de monitoramento do fluxo de operações financeiras de uma instituição bancária, ainda em desenvolvimento, deve passar por um teste de qualidade. Para tanto, 10 microprocessadores são ordenados, lado a lado, em uma bancada. Cada microprocessador ocupa uma posição, sendo a primeira posição representada pelo número 01, a segunda pelo número 02, e assim sucessivamente, até a décima posição, representada pelo número 10. No momento em que são acionados, todos de uma vez, os microprocessadores devem indicar suas posições, imprimindo o número correto em um monitor de controle.

Em um dos testes realizados, a soma dos 10 números indicados no monitor de controle foi 25, o que indicou um mal funcionamento de alguns microprocessadores. Segundo esse teste, qual é o menor número possível de microprocessadores defeituosos?

Soluções para a tarefa

Respondido por MarcusMoura
1

Olá, tudo bem?


Antes de iniciar, devemos saber que a questão se trata de uma PA (Progressão Aritmética), mas o que é Progressão Aritmética:

Progressão Aritmética: É uma sequência numérica, onde a subtração de dois termos consecutivos será sempre uma constante.

Vejamos, quando a questão diz que temos 10 processadores e ao serem ligados eles irão imprimir sua posição, veja o resultado:


Processador 1 = 1

Processador 2 = 2

Processador 3 = 3

Processador 4 = 4

Processador 5 = 5

Processador 6 = 6

Processador 7 = 7

Processador 8 = 8

Processador 9 = 9

Processador 10 = 10


Veja a subtração da impressão de processadores vizinhos:

Processador 2 - Processador 1 = 2 - 1 = 1

Processador 9 - Processador 8 = 9 - 8 = 1

Processador 7 - Processador 6 = 7 - 6 = 1

Observe que sempre que subtraímos a impressão de um processador pela impressão do processador seguinte, será sempre 1, uma constante que aqui chamaremos de razão da PA.

Sabendo isto, vamos resolver a questão:


Vamos primeiro calcular a soma das impressões de todos os processadores, para ver o valor máximo que podemos obter, vamos utilizar a seguinte fórmula:

Sn =  \frac{n . (a1+an)}{2}


Onde:

n - número de termos da PA

a1 - primeiro termo da PA

an = último termo da PA


Sn =  \frac{10 . (1+10)}{2}

Sn =  \frac{110}{2}

Sn = 55

Perceba que o valor máximo que encontramos foi 55, se todos os processadores estivessem funcionando corretamente. Porém a questão diz que o resultado foi 25 e pede o número MÍNIMO processadores que podem estar com defeito.


Se o valor máximo foi 55 e o valor impresso foi de 25, se subtrairmos os dois encontramos a seguinte diferença:


55 – 25 = 30


Então agora fica fácil achar a quantidade de processadores que não funcionaram, basta somar os processadores até chegar ao valor 30, como se trata de valor MÍNIMO, vamos somar sempre do maior para o menor valor, veja como é fácil:

Processador 10 = 10

Processador 9 = 9

Processador 8 = 8

Processador 10 + Processador 9 +Processador 8 = 10 + 9 +8 = 27

Para 30 sabemos que ainda falta 3, quem imprime o valor 3? Isso mesmo o

processador 3;

Então sabemos que a quantidade de processadores mínima para esse erro são 4 (Processador 10; Processador 9; Processador 8 e Processador 3)


Resposta: A quantidade mínima de processadores defeituosos é 4


Fácil não é !!! Espero ter ajudado, boa sorte e até a próxima....


Perguntas interessantes