Um sistema heterogêneo bifásico é formado por três líquidos diferentes A, B e C. Sabe-se que: A e B são miscíveis entre si; C é imiscível com A e com B; A é mais volátil que B. Com base nessas informações, os métodos mais adequados para separar os três líquidos são: a) centrifugação e decantação. b) decantação e fusão fracionada. c) filtração e centrifugação. d) filtração e destilação fracionada. e) decantação e destilação fracionada.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E
A e B ser miscíveis significa que são 2 líquidos que misturam e visualmente não se distinguem mais, (torna-se homogênea) então pode-se fazer uma destilação fracionada para evaporar o líquido com menor ponto de ebulição que no caso do exercício é o A (mais volátil)
e como C é imiscível com A+B significa que eles não se misturam, sendo a decantação o método mais adequado para está separação, que consiste em colocar os líquidos em um funil de bromo (pesquisar no Google para ver como é) aonde o mais denso ficará em baixo e o menos denso em cima e vai se abrir uma torneira para ir despejando o líquido que estará em baixo
A alternativa que descreve métodos de separação adequados para separar os três líquidos é: e) decantação e destilação fracionada.
A decantação é o primeiro passo. Ela consiste em deixar o sistema em repouso, de modo que a A e B formem uma fase juntos, enquanto C forma outra fase por ser imiscível com ambos. Assim, a fase composta por A + B deve ser colocada em outro recipiente.
A destilação fracionada deve ser utilizada para separar A de B. Ela é usada para separar líquidos miscíveis entre si, baseando-se na diferença de pontos de ebulição. Como B é mais volátil, ele será evaporado, podendo ser obtido novamente por meio da condensação. Ao fim do processo, A e B estarão em recipientes diferentes.
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/42564155