Um silogismo aristotélico é um argumento que em sua forma básica possui duas premissas e uma conclusão, sendo que esse argumento sempre deve apresentar três termos (maior, menor e médio) que precisam ter o mesmo sentido. O termo médio pode integrar as premissas, mas não a conclusão. Além disso, em toda extensão do silogismo, ele deve aparecer ao menos uma vez. Os termos não podem ser maiores na conclusão do que nas premissas, pois assim a dedução resultará um raciocínio distorcido. Se as duas premissas são afirmativas, a conclusão também precisa ser. Caso o silogismo seja construído por duas premissas negativas, nada poderá ser concluído. O mesmo acontece se as duas preposições forem específicas. A conclusão sempre é de acordo com a “parte fraca”. Isto é, funciona conforme a premissa negativa e/ou particular. Considerando a teoria dos silogismos responda as questões que seguem. a) Realize uma pesquisa e descreva pelo menos 2 tipos de silogismos. b) Dê dois exemplos de silogismos aristotélicos que contenham duas premissas e uma conclusão. c) Além da área da Matemática, em que outras áreas podem-se utilizar os silogismos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
A)Silogismo Dialético: baseado em juízos hipotéticos ou incertos. ...Silogismo Científico: baseado em argumentos científicos, os quais contêm o valor de verdade seja nas premissas e nas conclusões.
B)Silogismo Dialético e Silogismo Científico. A lógica aristotélica, também conhecida como Analítica, não é uma ciência, mas uma propedêutica (introdução) às ciências.
Ou fará sol amanhã, ou não fará sol.
Se Jéssica é uma aluna de contábeis, então estuda Matemática.
C) FILOSOFIA/GEOGRAFIA E OUTROS
Perguntas interessantes
Física,
4 meses atrás
Física,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás