Um senhor pega um bonde depois de comprar o jornal e pô-lo debaixo do braço. Meia hora depois, desce com o mesmo jornal debaixo do mesmo braço. Mas já não é o mesmo jornal, agora é um monte de folhas impressas que o senhor abandona num banco de praça. Mal fica sozinho na praça, o monte de folhas impressas se transforma outra vez em jornal, até que um rapaz o descobre, o lê, e o deixa transformado num monte de folhas impressas. Mal fica sozinho no banco, o monte de folhas impressas se transforma outra vez em jornal, até que uma velha o encontra, o lê e o deixa transformado num monte de folhas impressas. Depois, leva o para casa e, no caminho, aproveita-o para embrulhar um molho de celga, que é para o que servem os jornais depois dessas excitantes metamorfoses.
1. Quem é a personagem principal do conto e o que há de inusitado em relação a isso?
2. Ao longo do conto, o que é que faz o jornal transformar-se em folhas impressas e depois transforma-se novamente em jornal?
3. Por que o narrador afirma ser esse processo de uso e desuso do jornal uma "excitante metamorfose"?
4. O jornal é um veículo de informação fundamental na vida contemporânea. Depois de passar por vários leitores, ele encontra seu fim como um objeto para embrulhar verdura. O que, portanto, confere a ele o seu valor ou, inversamente, o torna desimportante?
5. O terceiro e o quarto parágrafos do conto iniciam-se praticamente com os mesmas palavras. Explique o efeito se cria com essa repetição.
6. Relacione a metáfora citada por Jorge Luis Borges sobre o ``rio de Heráclito`` ao conto ``O jornal e suas metamorfoses``.
7. A obra literária oferece ao leitor a possibilidade de alterar sua visão de mundo e perceber aspectos distintos ou novos de sua realidade. Em sua opinião, qual é a mudança de perspectiva oferecida pelo conto de Julio Cortázar?
Me ajudem urgente e pra amanhã por favor me ajudammm
Soluções para a tarefa
O senhor é o personagem principal, e, a situação inusitada sobre as folhas que antes eram o jornal embaixo do braço.
A Saída do bonde, pois o mesmo realizou a leitura e as notícias ja foram observadas.
Neste caso a metamorfose seria o processo antes da leitura e depois;
O jornal tem uma importância surreal para a informação, porém, é como ocorre no texto, após lido as notícias se tornam "passado". No caso apresentado, o efeito é do personagem principal deixar o jornal já lido para outra pessoa que o lê.
Aqui, a relação entre ambos é a passagem do conhecimento que está inerente a todos nós enquanto indivíduos, e, no texto, a passagem desse mesmo conhecimento a partir do jornal, da leitura.
Por fim, a perspectiva de mudança no texto é a importância do jornal e como as relações interpessoais se dão mesmo que indiretamente, já que o senhor deixou o jornal no banco da praça, a senhora o pegou e provavelmente ela deixará em outro lugar e o ciclo continuará.
Até mais!