um resumo sobre princípios de atividade fisicas
Soluções para a tarefa
Sei que queria um resumo, dei uma resumida nisso ainda, mas está bem completo, se você quiser pode resumir mais ainda.
Resposta:
1 - PRINCÍPIO DA INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA:
É o princípio que estabelece que não existem duas pessoas iguais. Em termos de condicionamento físico isso significa dizer que o mesmo exercício , na mesma intensidade, na mesma duração e na mesma frequência semanal proporcionará diferentes efeitos de treinamento a depender de fatores como sexo, idade, capacidade máxima, experiência prévia e técnica de execução.
2 - PRINCÍPIO DA SOBRECARGA CRESCENTE:
A sobrecarga pode ser considerada a quantidade de trabalho que realizamos e a forma mais comum de se quantificar uma atividade física é em termos do total de quilocalorias que ela consome.
O aumento da sobrecarga pode ser feito através de qualquer um dos fatores a seguir:
FREQUÊNCIA: quando aumentamos o número de treinamentos em uma semana - três, quatro, cinco vezes por semana.
VOLUME: aumentando a distância na caminhada, o número de repetições de um exercício de ginástica, o tempo de duração de um passeio de bicicleta, estaremos lidando diretamente com o volume de treinamento.
INTENSIDADE: passando a correr a mesma distância em tempo menor, aumentando a carga de exercícios com pesos ou diminuindo o tempo de descanso entre uma execução e outra estaremos alterando a intensidade de trabalho.
3 - PRINCÍPIO DA ESPECIFICIDADE:
Do ponto de vista do gasto energético é possível estabelecer parâmetros de igualdade entre diferentes atividades físicas. Assim, andar 3 quilômetros em 30 minutos equivale a nadar 20 minutos ou andar de bicicleta 6 quilômetros em 15 minutos. Isto porque todas essas atividades provocam a queima de 150 quilocalorias.
Para compreendermos bem este conceito podemos esclarecer o seguinte: nos exercícios de força a adaptação é um nível muscular, articular e ósseo e em corridas de longa duração a adaptação se dá nos sistemas respiratório e cardíaco.
4 - PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE:
Este princípio rege que a atividade física deve ser realizada continuamente, sem interrupções. É a continuidade que desencadeará as adaptações do organismo aos esforços a que foi submetido pelo treinamento e que seja possível uma melhora na aptidão.
A interrupção de qualquer tipo de atividade física leva o organismo ao retorno à situação inicial (antes do início do programa), ou seja, será necessária uma retomada dos níveis iniciais de intensidade e volume. A retomada e o estabelecimento do novo programa dependerá do nível em que estávamos quando interrompemos e o tempo em que se ficou inativo. de forma geral, quanto maior for o período de interrupção, maiores serão os prejuízos a condição física.
5 - PRINCÍPIO DA REVERSIBILIDADE:
Todos os benefícios adquiridos em vários meses de treinamento podem ser perdidos em poucas semanas de inatividade. Para alguns especialistas, estes benefícios e perdem em três semanas e totalmente em dez.
O princípio das atividades físicas compreende o condicionamento do corpo humano, afim de evoluir algum aspecto, por exemplo a resistência, força, mobilidade, agilidade e etc.
Qualquer tipo de atividade, desde praticar futebol ou correr até determinado lugar, ajudar na limpeza da casa ou levantar alguns pesos são identificadas atividades físicas. Tudo o que venha a movimentar o corpo pode ser considerado.
Práticas esportivas como: natação, futebol, corrida, musculação, dança, luta, ciclismo, caminhada, ginástica e basquete auxiliam no sedentarismo.
A educação física ajuda na movimentação corporal, além de evitar doenças e melhorar a saúde, por meio dos exercícios, praticados pelo menos 3 vezes na semana.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/24166411